Hernâni Monteiro nasceu em 1891, no Porto.

Conferência servirá para recordar e refletir sobre as múltiplas facetas do percurso de Hernâni Monteiro.

No seguimento do Ciclo de Conferências dedicado a Hernâni Monteiro, integrado na “Homenagem a uma Figura Eminente da Universidade do Porto 2014: Hernâni Bastos Monteiro”, realiza-se esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, uma palestra intitulada “O Médico e Professor Hernâni Monteiro, Um olhar inteiro sobre o Mistério Humano”.

A conferência, a cargo do padre Nuno Ferreira da Silva, professor de Antropologia Médica da Faculdade de Medicina da U.Porto FMUP), vai decorrer a partir das 21h30, na Capela do Centro Hospitalar São João (piso 9 – acesso pelo elevador central).

Recorde-se que Hernâni Bastos Monteiro (1891-1963) foi “professor universitário, pedagogo, cientista, historiador da Medicina, cultor de Teatro, de Música e da Língua Portuguesa”. De acordo com Amélia Ricon Ferraz, comissária da iniciativa, o professor de Anatomia “possuía uma cultura médica e literária excecionais, grande erudição e um apurado sentido estético. Dotado de elevadas virtudes morais e cívicas, foi um exemplo de dedicação à Faculdade de Medicina, à Universidade do Porto, à cidade e ao país”.

A entrada é livre, à semelhança do que acontece com as restantes ações integradas na homenagem ao histórico professoar da FMUP (consultar Plano de Atividades).