António da Silva, engenheiro de formação, projetou casas que refletem e se projetam na nova dimensão arquitetónica do Porto na transição para o século XX (Foto: DR).

O Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAUFAUP), a Fundação Marques da Silva e a Dafne Editora apresentam o livro ‘Transformações na Arquitectura Portuense – O caso António da Silva’, da autoria de Domingos Tavares.

A sessão vai ter lugar na Casa-Atelier José Marques da Silva (Praça Marquês de Pombal 44, Porto), às 18h30, do dia 13 de dezembro, e vai contar com a presença do autor e de Raimundo Mendes da Silva, Professor da Universidade de Coimbra, especialista em reabilitação de edifícios e salvaguarda de património cultural.

A entrada nesta sessão de lançamento é livre, mas sujeita à lotação da sala.

Recorde-se que António da Silva foi um projectista da transição para dos séculos XIX e XX, que realizou as casas de um dos grupos mais dinâmicos da estrutura comercial do Porto. A sua obra reflecte a ânsia de representação pública de uma nova burguesia culta, liberal e progressista que procurava na moda europeia a imagem da afirmação e da mudança. Ao associar o palacete romântico ao chalé importado, fixou pormenores da linguagem clássica numa renovada sintaxe arquitectónica, transformando também a cidade.

Este livro explora essas lógicas subjacentes ao impulso colectivo de progresso, perseguindo no Porto os processos de criação da cidade moderna. O progressivo deslocamento da tradicional casa burguesa para periferias socialmente mais consideradas corporizou uma nova dimensão urbana e permite compreender a arquitectura como motor da configuração dos espaços onde se desenrola a vida, quer no plano da individualidade das famílias, quer na criação da imagem colectiva da cidade.

O autor da obra, Domingos Tavares (Ovar, 1939), é arquitecto e Professor Emérito da Universidade do Porto, investigador no Grupo Atlas da Casa no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo. Com a Dafne Editora publicou Francisco Farinhas Realismo Moderno (2007), Casas de Brasileiro e Palacete Marques Gomes (2015) e António Correia da Silva,arquitecto Municipal (2016).

Mais informações sobre o evento e a obra nos sites das instituições organizadoras do evento: www.fa.up.pt, fims.up.ptdafne.pt.