A sessão vai decorrer também nos dias 13 e 20 de julho (foto: D.R.)

Decorreu na passada sexta-feira, dia 6 de julho, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a abertura oficial da casa ‘BIGMachine’, um laboratório móvel constituído por uma estrutura de madeira onde podem ser testados uma série de protótipos de soluções construtivas e que pretende disseminar a Engenharia Civil entre os estudantes do ensino pré-universitário.

E em que consiste esta casa? Vamos encará-la como uma grande máquina – Big Machine -, construída pela articulação de distintos sistemas e de diferentes formas. A ‘casa’ integra o projeto ERASMUS+ ‘ELBigMAC’ liderado pelo Departamento de Engenharia Civil (DEC) da FEUP e desenvolvido em parceria com a Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Zagreb e a Universidade de Aristóteles de Salónica e pretende demonstrar aos estudantes os passos necessários para o desenvolvimento dessa “Big Machine”, desde a sua conceção e projeto até à fase de construção e performance.

Desde 2016 que os estudantes têm desenvolvido projetos, atividades e workshops, desenhados especificamente para cada uma das fases do projeto, que culmina agora com a inauguração da casa.  No caso da FEUP, foi pedido aos estudantes que desenvolvessem um material de preenchimento das paredes com desperdício da casa BIGmachine, que satisfizesse os requisitos construtivos duma habitação corrente. A solução vencedora foi construída nas instalações da FEUP numa estrutura de madeira da casa BIGmachine, testando a sua eficiência e monitorizando o seu comportamento.

Na Grécia, os estudantes testaram, numa caixa de areia em realidade aumentada, a influência de uma cheia na transformação duma paisagem. Do lado da Croácia, e com a ajuda de QRcodes, desvendaram-se as constituições dos elementos construtivos dos espaços em que vivemos. Juntando as tecnologias mais desenvolvidas como a Realidade Virtual e Aumentada com as técnicas tradicionais e construção, vai-se mostrando como o mundo se constrói com a ajuda da Engenharia Civil.

A inauguração da ‘IGMachine” decorreu no Laboratório de Física das Construções do Departamento de Engenharia Civil da FEUP e contou com a participação das três entidades envolvidas no projeto. A sessão, que foi transmitida via streaming no canal Youtube do projeto, repete-se agora nos dias 13 e 20 julho, com o objetivo de oficializar a passagem de testemunho aos seus parceiros internacionais, que vão inaugurar as suas casas no início do próximo ano letivo.

Mais informações aqui.