Laboratório de Hidrobiologia e Ecologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) foi recentemente distinguido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças [CDC – Atlanta), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos,  com um Certificado de Desempenho pela sua participação em vários exercícios de intercalibração realizados, durante o ano de 2014, no âmbito do programa Ensuring the Quality of Urinary Iodine Procedures (2014EQUIP).

Esta distinção reconhece aquele laboratório da U.Porto como parceiro capaz de realizar, com sucesso, o doseamento de iodo em urina humana, através de um dos métodos certificados para o efeito. Liderado por Adriano Bordalo e Sá, o Laboratório de Hidrobiologia e Ecologia do ICBAS faz parte de um restrito grupo entre 183 laboratórios mundiais que participaram no programa.

A deficiência em iodo pode conduzir a atrasos no desenvolvimento físico e mental das crianças e ao bócio mais tarde, sendo o seu doseamento na urina o método mais expedito para a avaliação do estatuto em populações humanas.

Recorde-se que a U.Porto é considerada uma das 200 melhores instituições de ensino superior mundiais nos domínios do ensino e investigação na área das Ciências Marinhas (na qual se insere a Licenciatura em Ciências do Meio Aquático), segundo a edição 2015 do QS World University Rankings by Subject.

Sobre o Laboratório

Criado em 1993, o Laboratório de Hidrobiologia do ICBAS desenvolve a sua atividade nas áreas do ensino de Ecologia (ao nível de licenciatura e mestrado em Ciências do Meio Aquático, incluindo em cursos europeus) e da investigação multidisciplinar em domínios que dão desde a ecologia estuarina até à cólera em África, passando por biorremediação de zonas contaminadas por hidrocarbonetos, biogeoquímica associada aos ciclos do azoto e enxofre, estados larvares e juvenis de peixes, modelização de sistemas estuarinos e carência de iodo em seres humanos.

Em paralelo, presta serviços de consultadoria para entidades do Estados e empresas privadas no sentido de resolver de forma ecologicamente sustentável problemas ambientais e assume um papel importante na difusão da ciência através da participação em eventos da Ciência Viva e na Universidade Júnior da U.Porto.