Implementação de Políticas foi o principal tema de discussão da tarde

Implementação de Políticas foi o principal tema de discussão da tarde

A reunião foi organizada pela Agência de Inovação (AdI), com a colaboração da Universidade do Porto, ambas parceiras do projeto KTForce – Knowledge Transfer Joint Forces for Efficient Innovation Policies e contou com a presença de Carolina Guimarães, da CCDR-N, e João Fernandes, diretor da área de Empreendedorismo e Inovação da AdI. O principal objetivo foi discutir os últimos resultados deste projeto europeu, nomeadamente as recomendações políticas resultantes do benchmarking feito pelos 11 parceiros ao longo dos últimos meses.

A troca de ideias entre os participantes conduziu a um reconhecimento da importância em avaliar as políticas e os instrumentos dos países de acordo com indicadores bem definidos e ao longo das diferentes fases de implementação, de forma a ser possível medir de forma contínua os resultados, bem como tomar decisões sobre a continuidade ou não de alguns instrumentos.

Uma das políticas partilhadas pelo parceiro irlandês do KTForce, denominada SEEP – New Frontiers Entrepreneur Development Programme, foi apontada como um bom exemplo a ser considerado por Portugal, uma vez que comprovou ter um impacto positivo no seu país de origem no que diz respeito à criação de spin-offs.

Durante o encontro foi ainda apresentada a mais recente publicação do projeto, uma brochura com o título “Planos de Implementação Regional” que foi elaborada em todos os países parceiros e em seis línguas diferentes (alemão, francês, inglês, lituano, português e romeno), refletindo a realidade de cada região europeia no que toca às suas práticas e políticas de transferência de conhecimento. Esta brochura (bem como a primeira, acerca da Metodologia do Projeto KTForce) estarão ambas disponíveis para download no website.