semana_saude

A knok já está disponível na Grande Lisboa e Grande Porto. (Foto: DR)

As  filas de espera nas urgências podem ter os dias contados. A partir de agora já é possível chamar um médico para uma consulta em casa, através de uma app no telemóvel. Desenvolvida por uma startup incubada no  Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), a knok  permite verificar, em tempo real, que médicos estão disponíveis na zona, de que especialidades e marcar uma consulta. 

A knok apresenta várias vantagens relativamente aos meios tradicionais e possibilita maior transparência, quer para médicos, quer para pacientes. Por um lado, soluciona o problema de levar crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida ao hospital. Por outro diminui drasticamente o tempo de espera pela consulta.

De acordo com José Bastos, CEO da knok e antigo estudante da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), “a app vai ligar médicos e doentes de forma simples e inovadora. O paciente só terá de fazer o download da mesma, colocar os seus dados pessoais e, a partir desse momento, pode consultar os médicos que se encontram disponíveis na sua zona e marcar uma visita ao domicílio.”

A knok já está disponível na Grande Lisboa e Grande Porto, mas espera alargar a sua rede a todas as zonas do país em breve. A aplicação está disponível para pacientes em iOS com lançamento previsto para o próximo ano, em android.

Adicionalmente, e para que o médico knok tenha um campo de actuação clínica mais alargado, a knok já faz parte da Rede de Associados CUF, o que se traduz na possibilidade de referenciação directa a partir da knok, para unidades do Grupo José de Mello Saúde, em todo o País.