O FITiNSENSE pode ser aplicado em calçado desportivo, permitindo melhorar o desempenho dos atletas e prevenir lesões. (Foto: DR)

A Kinematix, empresa spin-off do INESC Porto (entidade coordenadora do INESC TEC) e da Faculdade de de Engenharia da U.porto (FEUP), apresentou nos Estados Unidos o seu mais recente produto no âmbito do The Running Event, que se realizou de 3 a 6 de dezembro, em Austin, no Texas.

FITiNSENSE é o nome do novo produto da empresa que abriu recentemente uma filial na cidade norte-americana de Boston. Trata-se de um sistema de precisão único no mundo que pode ser aplicado em calçado desportivo e que permite melhorar o desempenho dos atletas e prevenir lesões.

De acordo com Paulo Ferreira dos Santos, CEO da Kinematix, “a atividade desportiva coloca uma enorme pressão nos pés, tornozelos e pernas, pelo que é essencial que os atletas de todas as idades usem um calçado ajustado às suas necessidades.” Combinando a experiência da empresa lusa na área dos sensores microeletrónicos com a fiabilidade e conveniência de um aparelho vestível, o FITiNSENSE permite medir a pressão da planta do pé, fornecendo ao mesmo tempo imagens em tempo real acerca dos movimentos e posição corporais dos utilizadores.

Com a informação adquirida, este sistema inovador faculta relatórios personalizados que permitirão ajustar o calçado a cada cliente, melhorando a experiência de compra. O FITiNSENSE está já disponível em várias lojas de desporto que fornecem calçado casual e de competição. Para o CEO da empresa, “a tecnologia FITiNSENSE permite aos vendedores uma relação mais próxima com os clientes, fornecendo, em apenas alguns minutos, uma avaliação sobre a marcha”. De recordar que a empresa comercializa ainda dois produtos, o MOViNSENSE e o WALKiNSENSE, já certificados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e pela Marca CE.

Trata-se de um importante passo para consolidar a entrada no mercado norte-americano. Além dos Estados Unidos, a Kinematix tem ainda uma filial na cidade de Sheffield, no Reino Unido, e um escritório na Holanda. A Kinematix (antes Tomorrow Options) foi incubada em 2007 pelo INESC Porto e pela FEUP, e criada no âmbito do MIETE – Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, que resulta de uma parceria entre as Faculdades de Engenharia e Economia da Universidade do Porto (FEUP e FEP).