O ORTHOMONiTOR pretende abrir caminho a uma nova geração de aparelhos ortopédicos e protéticos inteligentes.

A Kinematix, spin-off do INESC TEC e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), lançou recentemente um dispositivo wearable que, inserido em ortóteses e próteses, faz uma análise contínua acerca da atividade dos pacientes.

O ORTHOMONiTOR combina sensores de movimento, comunicação wireless e apps, com o objetivo de reduzir os ciclos de tratamento através do incentivo e motivação dos pacientes, ao mesmo tempo que fornece a informação em tempo real aos médicos.

O sistema mostra não só se um aparelho ortopédico está a ser usado, mas também como está a ser usado. O ORTHOMONiTOR permite ter acesso a novas opções e conhecimento útil para o tratamento de úlceras causadas pelo pé diabético, reabilitação após um AVC e outras disfunções ao nível da postura e mobilidade.

“O ORTHOMONiTOR vai além dos cuidados clínicos ao garantir orientação e feedback de forma contínua”, afirma Miguel Oliveira, Chief Scientific Officer da Kinematix. “Mais ainda, o ORTHOMONiTOR ajuda a promover a autogestão, já que encoraja o paciente a participar ativamente no seu tratamento”, acrescenta.

De acordo com Joseph Ternullo, Presidente da Kinematix nos Estados Unidos, “o ORTHOMONiTOR abre caminho para uma nova geração de aparelhos ortopédicos e protéticos inteligentes e vem juntar-se a um conjunto de produtos já oferecidos pela Kinematix e que acreditamos contribuirá para melhorar o tratamento de problemas clínicos relacionados com a mobilidade”.

A Kinematix foi incubada em 2007 pelo INESC Porto e pela FEUP, e criada no âmbito do MIETE – Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, que resulta de uma parceria entre as Faculdades de Engenharia e Economia da Universidade do Porto (FEUP e FEP). Desenvolve dispositivos inteligentes que permitem extrair conhecimento acerca do movimento e postura para melhorar o funcionamento do corpo humano. Sediada em Portugal, a empresa tem subsidiárias nos Estados Unidos e no Reino Unido, assim como um escritório na Holanda.