Reunião do projeto KIMERAA em Quimper, França.

O KIMERAA – Transferência de Conhecimento para melhorar a Economia Marinha em Regiões do Espaço Atlântico (Knowledge transfer to Improve Marine Economy in Regions from the Atlantic Area), projeto europeu no qual a Universidade do Porto participa através da UPIN – Universidade do Porto Inovação, reuniu em Quimper (Bretanha, França), nos dias 26 e 27 de março. Esta reunião final de parceria transnacional do KIMERAA encontrou-se dividida em dois momentos principais: um primeiro, de cariz interno, dedicado à coordenação de atividades do projeto, e um segundo, dedicado ao workshop transnacional “Inovação para uma Aquacultura Sustentável”.

No primeiro dia da reunião, os parceiros provenientes de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido, tiveram a oportunidade de discutir os resultados do estudo transnacional sobre necessidades de inovação na economia do mar e debater o futuro do projeto KIMERAA com a definição de um modelo de negócios da ENKTAA – Rede Europeia para a Transferência de Conhecimento no Espaço Atlântico. O estudo transnacional, a ser divulgado em Junho, que envolve atores de inovação dos cinco países do Espaço Atlântico, incide na utilização de serviços baseados em conhecimento tentando ilustrar comportamentos, tendências e alterações na procura resultantes da crise económica neste tipo de atividades na economia marítima. A rede ENKTAA, um dos principais resultados do KIMERAA, tem como principal objetivo conectar actores de inovação facilitando a partilha de conhecimento na economia do mar.

No segundo dia, o workshop “Inovação para uma Aquacultura Sustentável”, realizado no Lycée de Bréhoulou, em Fouesnant, teve como principal enfoque as possibilidades de inovação nas atividades marítimas relacionadas com a aquacultura. No workshop foram apresentados os resultados e a rede do projeto KIMERAA. O Cluster Empresarial da Inovação Marítima na região de Bretanha (Pôle Mer Bretagne) foi também apresentado pelo Tecnopolo de Quimper-Cornualha. Foram expostos quatro projetos empresariais em aquacultura com carácter inovador: Martrop (produção de camarão), Hemarina (aplicações terapêuticas de minhocas do mar), Maralliance (produção de excelência de salmão), e Porto Muiños (aplicações de algas para nutrição humana). O workshop incluiu igualmente uma mesa redonda com elementos da academia e das empresas que debateu o papel da inovação no setor da aquacultura, as relações universidade-empresa, e a formação de capital humano. A parte da tarde do workshop foi dedicada a um conjunto de exposições, sessões práticas e aplicações culinárias de produtos de aquacultura.

O projeto KIMERAA tem como principal objetivo construir ligações robustas entre empresas e comunidades científicas, focando as ciências marinhas e as atividades relacionadas com a economia do mar. O KIMERAA é cofinanciado pelo Programa Operacional Espaço Atlântico 2007-13 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Termina em Junho de 2014.