Judite de Sousa vai partilhar a sua paixão por obras de Victor Hugo e Eugénio de Andrade. (Foto: DR)

O que têm em comum “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, e “Alice no País das maravilhas”, de Lewis Carroll, para além de serem clássicos da literatura? Na próxima terça-feira, 29 de janeiro, vão ser apenas duas das obras que a jornalista Judite de Sousa, o fotógrafo Renato Roque e a pintora Mónica Baldaque vão “levar” a mais uma sessão do “Livres como Livros”, o projeto que reúne a Universidade do Porto e a Câmara Municipal do Porto num esforço conjunto para dinamizar as práticas de leitura na sociedade.

Agendada para as 21h15, esta “viagem literária” tem lugar, como sempre, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Ao longo da noite, os três convidados terão a oportunidade de partilhar as suas paixões literárias e os seus pensamentos sobre os livros que mais os marcaram numa conversa informal com a audiência.

Judite de Sousa é licenciada em História pela Faculdade de Letras da U.Porto e, depois de uma longa passagem pela RTP, é hoje subdiretora de informação e pivot do Jornal das 8 da TVI. Já Renato Roque é licenciado em Engenharia de Telecomunicações e mestre em Sistemas Digitais e Computadores pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e exerce atividade regular em fotografia desde a década de 80. Finalmente, Mónica Baldaque conta com passagens pela direção do Museu Nacional de Literatura e do Museu Nacional de Soares dos Reis, mantendo ainda atividade como pintora.

Comissariado pelas docentes da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) Isabel Morujão e Maria Luísa Malato, e pela responsável pela Biblioteca Central da FLUP, Isabel Pereira Leite, o “Livres como Livros” decorre até dezembro de 2013. Para além do “Livros da Minha Vida”, a iniciativa inclui ainda o subprograma “A Arte de Sermos Livros”, onde várias personalidades são convidadas a apresentar as suas experiências enquanto escritores e leitores.

O programa completo de “Livros como Livros” (em atualização permanente) pode ser consultado aqui.  Todas as sessões são de acesso livre e gratuito, embora exijam inscrição prévia através do e-mail [email protected].