O Buzz Cash já vai na segunda edição e desafia jovens do secundário a ser empreendedores por um dia.

Ensinar aos mais jovens a serem mais empreendedores é o principal objetivo do Buzz Cash, uma iniciativa pensada para os estudantes do ensino secundário, organizada pela StartUp BUZZ, com o apoio da Universidade do Porto. Luísa Maruny, Maria Ferrão Gomes, Katharia Mees, Ana Margarida Neves e Maria Veiga Ribeira – todas do Agrupamento de Escolas Clara de Resende – foram as vencedoras da segunda edição do concurso, que desafiava os participantes a criar uma ideia de negócio e gerar lucro.

Todas as equipas começam o dia, com um capital base e de valor igual, num total de 10 euros, que pode ser investido. Durante um dia, os jovens participantes estiveram na baixa do Porto, com o objetivo de aplicar uma ideia que lhes permitisse obter o máximo valor possível. Ao longo da Rua das Flores, a equipa vencedora decidiu vender peças exclusivas e feitas à mão – como quadros, colares e outros elementos. O projeto permitiu-lhes somar um total de 150 euros, com a ajuda dos turistas e moradores da cidade, que passavam para ver o que estavam a vender.

Luísa Maruny, Maria Ferrão Gomes, Katharia Mees, Ana Margarida Neves e Maria Veiga Ribeira são as vencedoras deste ano.

“Acima de tudo, pensámos em aproveitar os conhecimentos do nosso grupo e investir o capital em materiais que nos permitissem criar pulseiras, colares e desenhos. Aproveitámos, ao máximo, o talento de cada uma e o tempo que tínhamos para o concurso. A melhor parte foi, sem dúvida, a interação com as pessoas e perceber que reconheciam valor em nós! Foi um dia incrível, extremamente bem passado”, comenta Luísa Maruny, da equipa vencedora do Buzz Cash.

A segunda edição do Buzz Cash contou com a participação de sete equipas provenientes de três da escolas da cidade do Porto: Aurélia de Sousa, Clara de Resende e Externato Ribadouro.

Sobre a StartUp BUZZ

A StartUp BUZZ é uma organização de estudantes sediada na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) que procura promover o empreendedorismos e a inovação e incutir nos jovens uma atidude audaz face a um mundo cheio de oportunidades. A sua missão passa por ajudar jovens universitários a impulsionar as suas ideias e desenvolvê-las, de forma a transformá-las em verdadeiras oportunidades de negócio. Para isso fornecem um acompanhamento criativo e adotam todas as ferramentas e contactos necessários para o sucesso dos jovens enquanto empreendedores.