Quatro especialistas vão responder às questões dos mais jovens sobre educação sexual e reprodutiva (Foto:GoogleImages)

Debater e clarificar o tema da sexualidade num ambiente descontraído é o que se espera com “Sexualidade: Tudo o que querias saber mas não ousavas perguntar”, uma iniciativa que, no próximo dia 7 de novembro, vai levar à FMUP mais de 300 alunos do Ensino Básico e Secundário em busca  de respostas sobre a temática da educação sexual e reprodutiva.

Organizada pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da FMUP, a sessão centrar-se-á  nas intervenções de quatro especialistas das áreas de Psiquiatria e Sexologia, a quem caberá responder às perguntas anónimas, previamente colocadas pelos alunos. Seguindo um modelo diferente do que é habitual, Rui Mota Cardoso, Margarida Braga e Manuel Esteves, docentes da FMUP, e Gabriela Moita vão prestar esclarecimentos ao mesmo tempo que os participantes podem contribuir com novas dúvidas.

Sem tabus, mas com sentido de responsabilidade, a FMUP pretende assim clarificar conceitos, desmistificar ideias feitas, e contribuir para a educação sexual e reprodutiva dos jovens, tendo sempre em vista a promoção da sua saúde física e psicológica. Espera-se portanto uma “conversa” descontraída, sem embaraço, de forma a que os alunos que aceitaram este desafio possam ser totalmente esclarecidos sobre o tema.

Teresa Duarte, responsável pela organização do evento, considera que o resultado final da primeiora edição, em 2011, “superou todas as expetativas, e a análise dos resultados do inquérito de satisfação distribuído pelos participantes, levou-nos a concluir que a maioria considerou o evento excelente”. Nesta 2ª edição, “voltamos a ter ‘casa cheia’, pois uma semana após a abertura das inscrições a lotação esgotou, demonstrando assim um enorme interesse por parte das escolas, que aderiram em massa a esta iniciativa”.

A sessão de esclarecimento terá lugar entre as 10 e as 12 horas no Auditório do Centro de Investigação Médica (CIM) da FMUP.