computadores_300x200

O Jornalíssimo será um espaço dedicado a temas de interesse do público juvenil. (Foto: DR)

Estreia esta quarta-feira, dia 14 de setembro, no Jornal2 da RTP2, a rubrica semanal do Jornalíssimo, um jornal digital para jovens a partir dos 12 anos de idade, incubado no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Este novo espaço noticioso pretende atrair o público juvenil para os assuntos da atualidade. Semanalmente, a rubrica colocará uma questão aos jovens, para que estes possam manifestar a sua opinião sobre vários temas, de atualidade ou relacionados com assuntos que lhes digam diretamente respeito.

Na primeira semana, a pergunta lançada será “Se pudesses escolher uma nova disciplina para integrar o currículo escolar, qual seria?”. Para participarem, os jovens deverão gravar um pequeno vídeo e enviá-lo para o Jornalíssimo.

Todas as quartas-feiras, o principal espaço de informação noticiosa do segundo canal da estação pública, apresentado pelo jornalista João Fernando Ramos, dedicará os últimos três minutos à apresentação de notícias para jovens, publicadas no Jornalíssimo. Além de explicar as notícias que marcam a atualidade numa linguagem simples (mas sem tabus e sem pender para a infantilização), o jornal digital apresenta artigos de várias categorias, como animais, ambiente, ciência, artes ou surreal.

Criado em Janeiro de 2015, o projeto pretende “despertar nos jovens o interesse pela leitura da imprensa, fomentar a curiosidade, promover o espírito crítico e um questionamento constantes”, refere Joana Fillol, promotora do Jornalíssimo.