Os investigadores Diana Resende e Ye’ Zaw Phyo, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), participaram recentemente no 9th TransMediterranean Colloquium on Heterocyclic Chemistry (TRAMECH IX 2017) ao abrigo de bolsas atribuídas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), destinadas a jovens investigadores que se destaquem pela qualidade e relevância do seu trabalho científico nos domínios da Química.

Os dois investigadores foram  selecionados entre centenas de candidatos – estudantes de doutoramento e Pós-doc – de diferentes países, com base na análise do seu curriculum vitae, da qualidade da investigação, assim como da novidade e relevância dos trabalhos apresentados.

Na sua passagem pelo TRAMECH IX 2017, Diana Resende apresentou um trabalho intitulado “Síntese de derivados de xantonas baseadas em modelos naturais marinhos com atividades biológicas promissoras”. Neste estudo a investigadora refere uma nova metodologia para a síntese de catorze compostos da família química das xantonas halogenadas, assim como o estudo da respetiva atividade antibacteriana, com resultados preliminares muito encorajadores.

Licenciada (2007), Mestre (2008) e Doutorada (2014) em Química pela Universidade de Aveiro, Diana Resende chegou à U.Porto em 2016 para integrar a integra a equipa de Investigação de Madalena Pinto no Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica da FFUP, onde desenvolve o seu trabalho de investigação  em colaboração com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da U.Porto. Atualmente, é Bolseira de Pós-Doc do projeto INNOVMAR-Innovation and Sustainability in the Management and Exploitation of Marine Resources (NORTE-01-0145-FEDER-000035), suportado pelos Programas Norte 2020, Portugal 2020 e ERDF

Ye’ Zaw Phyo participou com um trabalho intitulado “Aplicação analítica de derivados xantónicos como seletores quirais para cromatografia líquida”, focado no desenvolvimento e obtenção, por via sintética, de três novas fases estacionárias quirais (FEQ) baseadas em derivados xantónicos quirais (DXQ). Estes foram, posteriormente, ligados covalentemente a sílica e empacotados em colunas de aço inoxidável para cromatografia líquida. A capacidade de separação enantiomérica das FEQ foi avaliada em condições de eluição de fase normal, usando amostras de diversos compostos quirais, tendo apresentado enantiosseletividade, principalmente para misturas enantioméricas de DXQs.

A frequentar o Doutoramento em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Ye’ Zaw Phyo está na U.Porto desde 2015, ao abrigo de uma bolsa Erasmus Mundus Action 2 (LOTUS+, LP15DF0135). O seu trabalho está igualmente ligado ao CIIMAR e à FFUP, contando com a orientação dos docentes Carla Fernandes (FFUP/CIIMAR) e Anake Kijjoa (ICBAS/CIIMAR).

O TRAMECH IX 2017 decorreu na cidade de Fez, em Marrocos, entre 22 e 25 de novembro.