ocjfSeis jovens do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, de vários pontos do país, realizaram, no INESC TEC, entre 30 de junho e 4 de julho, o estágio “À descoberta do meu lado empreendedor”, no âmbito da iniciativa “Ciência Viva no Laboratório-Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF)”. Motivar os jovens portugueses para o empreendedorismo e a inovação e fazer a ponte entre o ensino e o mundo empresarial é o objetivo do estágio do INESC TEC apoiado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Ao longo de cinco dias, estes seis jovens entre os 16 os 17 anos absorveram conhecimentos sobre vários temas ligados à Ciência e Tecnologia, através de sessões com vários investigadores do INESC TEC e de visitas a duas empresas de base tecnológica com ligações ao Laboratório Associado, a Flupol e a FiberSensing. O estágio incluiu ainda a atividades hands-on nos laboratórios de Optoeletrónica, de Robótica e de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC.

O último dia do estágio consistiu na apresentação de miniplanos de negócio de produtos ou serviços de base tecnológica. As ideias foram apresentadas a um júri composto por três investigadores do INESC TEC, cuja atividade tem uma forte ligação ao meio empresarial.

Esta é a 11ª vez que o INESC TEC acolhe esta iniciativa do Ciência Viva, que já conta com mais de 15 anos de existência. De recordar que em 2011 a proposta do INESC TEC foi selecionada a nível nacional como “estágio-bandeira” para o lançamento da iniciativa OCJF. A edição de 2014 da Ciência Viva no Laboratório – OCJF decorre entre 23 de junho e 29 de agosto em laboratórios públicos e privados e centros de investigação de todo o país.

Conheça os relatos dos alunos e veja as fotos deste estágio em http://cienciaviva.inescporto.pt/.