No fim do Projeto os alunos apresentaram os trabalhos realizados em conjunto com a FFUP

No fim do projeto os alunos apresentaram os trabalhos realizados em conjunto com a FFUP. (Fotos: DR)

Entre janeiro e março deste ano, um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas “mudou-se” para a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) com o objetivo de investigar a “Obtenção, caracterização e avaliação biológica de extratos de plantas medicinais”. O desafio foi feito no âmbito de mais uma edição do Projeto SEI – Sociedade Escola e Investigação, uma iniciativa promovida e desenvolvida pelo Município do Porto, em parceria com instituições de ensino superior e escolas do 3º ciclo / secundárias.

Iniciado em 2015, o SEI visa promover o conhecimento, pelo estímulo do espírito crítico e da experimentação científica, contribuindo assim para o sucesso escolar e para a aproximação entre a investigação e a comunidade escolar.

No caso da  FFUP, e durante os três meses em que decorreu o projeto, os alunos foram divididos em dois grupos e orientados por docente da faculdade.

O Projeto SEI contou com a participação dos Professores da FFUP dos Departamentos de Ciências Biológicas e de Ciências Químicas.

No Departamento de Ciências Biológicas, e sob a supervisão das professoras Helena Ferreira (Laboratório deMicrobiologia) e Margarida Borges (Laboratório de Bioquímica), um grupo desenvolveu uma atividade que tinha como objetivo avaliar propriedades antimicrobianas e biológicas de extratos aquosos / orgânicos.

Já no Departamento de Ciências Químicas, com a orientação dos docentes David Pereira (Laboratório de Farmacognosia) e João Prior (Laboratório de Química Aplicada), o segundo grupo procedeu à caracterização química de extratos aquosos e etanólicos, e avaliação da dureza de águas e infusões.

A Mostra de todos os projetos que participaram nesta edição do SEI decorreu nos dias 5 e 6 de abril na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Na ocasião, os estudantes expuseram os projetos desenvolvidos com as instituições que os acolheram, especificando os principais aspetos do trabalho desenvolvido e as conclusões obtidas.