Rita Azeredo

Rita Azeredo está entre os 8 investigadores de todo o mundo que vão disputar o prémio final dos AllTech Young Scientist Awards.

Rita Azeredo, estudante do doutoramento em Biologia  da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), a desenvolver investigação no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) (laboratório NUTRIMU), e antiga estudante do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), venceu o 1.º prémio AllTech Young Scientist Awards na categoria regional Europa/África/Rússia para estudantes graduados.

“A resposta inflamatória do robalo (Dicentrarchus labrax) é regulada de forma diferente pelo triptofano ou pela metionina” é o título do trabalho de investigação agora premiado com uma gratificação monetária no valor de 2000 euros e um ipad. A investigadora garantiu ainda um lugar na competição global da AllTech, a decorrer entre os dias 15 a 21 de maio, durante a conferência Alltech REBELation em Lexington, no Kentucky, onde se situa a sede da AllTech, habilitando-se a receber uma bolsa no valor de 10.000 dólares.

O trabalho de Rita Azeredo teve por objetivo verificar o potencial efeito imunomodulador da metionina e do triptofano na resposta imunitária do robalo, tendo descoberto que a metionina desempenha um papel estimulador da resposta inata, promovendo a explosão respiratória de leucócitos periféricos e aumentando a expressão de genes associados à resposta pró-inflamatória. Ao contrário, o triptofano permitiu uma maior tolerância à infeção, inibindo a explosão respiratória e a resposta de genes pró-inflamatórios. Este estudo da suplementação de aminoácidos em dietas de aquacultura poderá representar uma vantajosa estratégia no melhoramento da resposta imunitária dos peixes a uma eventual doença bacteriana.

Rita Azeredo é licenciada em Ciências do Meio Aquático pelo ICBAS (2010) e mestre em Nutrição Marinha pela Universitetet i Bergen (UiB, Noruega). Depois de uma primeira experiência no CIIMAR em 2008 regressou em 2013 para desenvolver o projeto de investigação inserido no doutoramento em Biologia da FCUP.

Os AllTech Young Scientist Awards

Dirigido a jovens investigadores de todo o mundo, o AllTech Young Scientist Awards oferece aos candidatos a oportunidade de serem recompensados pelas suas descobertas científicas e de competir internacionalmente ao mais alto nível. O concurso, composto por duas fases, implica a submissão de um trabalho de investigação sobre um tema de agricultura como, por exemplo, veterinária, nutrição animal, tecnologia de alimentação, gestão agrícola ou economia agrícola.

De entre os 8.800 candidatos que concorreram à edição 2014/15 promovida pela AllTech, foram selecionados numa primeira fase, a fase regional, os três melhores trabalhos por região – Europa/África/ Rússia; Ásia; América do Norte e América do Sul, distribuídos por duas categorias: estudantes graduados e estudantes não graduados, sendo que apenas os vencedores de cada região e categoria, oito candidatos no total, entre os quais Rita Azeredo, foram convidados a participar na fase global.