Cláudio Gomes vai desenvolver o seu projeto de investigação no CAUP

Cláudio Gomes, estudante do mestrado em Física da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Programa de Estágios Extra-curriculares (PEEC) da FCUP, a decorrer no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), acaba de ser distinguido com uma das oito bolsas atribuídas no âmbito do Programa de Estímulo à Investigação 2012 da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

Com esta bolsa, no valor de 12.500 euros, Cláudio Gomes vai desenvolver ao longo do próximo ano um projeto de investigação intitulado “O Impacto da Energia Escura na Dinâmica de Enxames de Galáxias”, sob a orientação de Pedro Avelino (CAUP e DFA/FCUP). Neste projeto serão investigadas assinaturas observacionais da existência de flutuações na densidade de energia escura, e da interação entre energia e matéria escura, algo que poderá ser essencial para a futura missão Euclid, da Agência Espacial Europeia (ESA), à qual o CAUP está afiliado.

O Programa de Estímulo à Investigação da Gulbenkian tem como objetivo estimular a criatividade e a qualidade na investigação científica entre os investigadores em início de carreira (até aos 26 anos), distinguindo anualmente propostas de investigação de elevado potencial criativo. Estes projetos contemplam diversas áreas científicas, como Matemática, Física, Química ou Ciências da Terra e do Espaço.

O Programa, que contou este ano com 55 candidaturas,  integra ainda a respetiva execução em centros de investigação portugueses.