Exposição é composta por obras inspiradas na cidade do Porto, em particular no centro histórico da cidade.

“No Coração do Porto” é o título da exposição de pintura e escultura de José Rodrigues e Isabel Saraiva que vai estar patente até ao próximo mês de abril, na Sala de Exposições Temporárias da Reitoria da Universidade do Porto.

Organizada pela Fundação Escultor José Rodrigues e a Universidade do Porto, a exposição é composta por obras de José Rodrigues e Isabel Saraiva inspiradas na cidade do Porto, em particular no centro histórico da cidade.

“No Coração do Porto” é, por isso, uma coleção de obras dedicadas à Invicta, concebidas com a cidade no coração e agora expostas em pleno coração da cidade, no edifício histórico da Universidade do Porto, com a Torre dos Clérigos como cenário.

Com entrada livre, a exposição é inaugurada a 16 de janeiro, às 18h30. Após este momento inaugural, estará patente na Reitoria da Universidade do Porto no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00.

A marcação de visitas guiadas pode ser feita através do email [email protected].

Sobre os autores

Figura incontornável da Escultura portuguesa, José Rodrigues é um dos autores da exposição. (Foto: Egídio Santos)

José Rodrigues nasceu em Luanda em 1936, mas encontra-se há muito radicado no Porto. Formado em Escultura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, é fundador e Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa Árvore do Porto. Expõe individualmente desde 1964 e tem realizado vários monumentos e esculturas em Portugal e no estrangeiro. Participa, desde 1973, em várias exposições coletivas internacionais, nomeadamente em S. Paulo, Viena, Madrid, Veneza, Budapeste, Washington, Índia, Porto, Lisboa, Bremen, Düsseldorf, Kassel, Caminha, Luxemburgo. Em 1994, foi condecorado pela Presidência da República com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Isabel Saraiva é natural do Porto. Licenciou-se em 1971 em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Desde então tem exposto, individual e coletivamente em Portugal como em várias salas no estrangeiro, nomeadamente em Nova Iorque, Barcelona, Seul, México, Paris, Toulouse, Bruxelas, Zeedane e Palermo. É sócia honorária da Associação Siciliana de Letras e Artes de Palermo desde 1997 e foi já galardoada com diversos prémios e menções honrosas em mostras e bienais de arte em Portugal e no estrangeiro.