José Rodrigues de Jesus é antigo estudante e professor da Faculdade de Economia da U.Porto. (Foto: DR)

Antigo estudante e professor na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), José Rodrigues de Jesus acaba de tomar posse como Bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC). Iniciou a carreira académica, como Professor Auxiliar Convidado naquela que foi a sua faculdade de formação, função que ocupou entre 1968 e 2005. Mais recentemente, colaborou como docente em programas da Porto Business School.

José Rodrigues de Jesus é desde 1974 é consultor de diversas empresas, nos domínios financeiro, contabilístico e fiscal, apoiando o desenvolvimento de estudos na área do investimento, recuperação e liquidação. Desempenhou funções em conselhos fiscais, nomeadamente Finibanco Holding, Mota-Engil Millenniumbcp, Ageas. Paralelamente, integou a Comissão de Normalização Contabilística, a Comissão de Auditoria do Banco Europeu de Investimento e a Comissão de Acompanhamento das Reprivatizações.

Antes de ser nomeado Bastonário, ocupou o lugar de Vice-Presidente do Conselho Diretivo e Diretor dos Serviços Regionais do Norte da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, onde também já fez parte do Conselho Superior e Conselho Disciplinar. O novo bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) tomou posse a 5 de janeiro de 2018, em Lisboa, com a presença do Ministro das Finanças, Mário Centeno. No seu discurso, realçou o papel a missão dos ROC no reforço da confiança no mercado e no contributo para o interesse público.

Atualmente, é membro da Ordem dos Contabilistas Certificados, onde integra o Gabinete de Estudos, da Ordem dos Economistas e da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros. José Rodrigues de Jesus é também Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Economia.