José Novais Barbosa criou, há 10 anos, o UPTEC. (Foto: DR)

O Conselho Estratégico da Green Business Week atribuiu esta quarta-feira o Prémio Carreira AcquaLive 2017 a José Novais Barbosa, reconhecendo deste modo todo o percurso académico, profissional, científico e humano do presidente do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e antigo Reitor da U.Porto.

José Novais Barbosa é doutorado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da U. Porto (FEUP), instituição onde foi Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico. Mais tarde, desempenhou as funções de Reitor da Universidade do Porto durante oito anos. Jubilou-se em 2007, ano em que foi distinguido com o título de Professor Emérito da Universidade do Porto e em que assumiu a presidência da Direção do UPTEC, do qual é fundador.

Percursor dos trabalhos de valorização económica e social do conhecimento gerado na Universidade, Novais Barbosa incutiu no UPTEC a ambição de apoiar a criação de empresas de base tecnológica, científica e criativa e atrair centros de inovação de empresas nacionais e internacionais. Dez anos após o início de atividade do UPTEC, já foram ali criados cerca de 2300 postos de trabalho altamente qualificados e apoiados mais de 450 projetos empresariais nas mais variadas áreas de conhecimento.

Há mais de 50 anos ligado à U.Porto, Novais Barbosa é uma figura crucial da promoção do empreendedorismo e aposta na inovação como motor do crescimento económico da região e da cidade.

A Green Business Week  é o maior evento de Transferência de Conhecimento em Portugal e resulta de uma organização da Fundação AIP em parceria com o Governo de Portugal. A edição deste ano decorre de 15 a 17 de março, no Centro de Congressos de Lisboa.