José Manuel Varejão

Antigo estudante, professor e investigador, José Manuel Varejão está ligado à FEP há mais de 30 anos. (Foto: Fepiano)

Trabalhar a “consolidação da oferta formativa ancorada numa aposta forte na investigação”, fazendo dessa a “base de atualização curricular e inovação pedagógica, mas também veículo da afirmação externa da faculdade”. Nos próximos quatro anos (quadriénio 2015/201), serão estas as prioridades de José Manuel Varejão enquanto Diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

Eleito no passado dia 27 de março, José Manuel Janeira Varejão, de 52 anos anos, chega assim à liderança da escola onde cumpriu todo o seu percurso académico e à qual está ligado há mais de três décadas. Licenciado (1985), mestre (1994) e doutorado (2001) em Economia, iniciou a carreira de docente na FEP em 1986, sendo professor associado da instituição desde 2007.

Com especialização nas questões ligadas à Economia do Trabalho  (labour economics), o sucessor de João Proença é autor de vários artigos, capítulos de livros e outros trabalhos científicos publicados a nível nacional e internacional. Entre 2010 e 2013 foi Diretor do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto (CEF.UP). É ainda Research Fellow do Institute for the Study of Labor (IZA) desde abril de 2009.

A cerimónia de tomada de posse de José Manuel Varejão, perante o Reitor da U.Porto, acontece esta terça-feira, 7 de abril, pelas 9h30, no edifício da Reitoria. A sessão é aberta ao público.