jose-luis-figueiredo-portal

José Luís Figueiredo centrou-se no ensino da catálise ao longo da sua carreira (foto: D.R.)

José Luís Figueiredo, professor catedrático do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai proferir a sua última aula no próximo dia 30 de março, às 16h30, no Auditório da FEUP, numa cerimónia que assinala o momento de jubilação da sua carreira enquanto docente.

Carbon & Catalysis: My Quest” é o título da última aula de José Figueiredo, que fará uma pequena resenha do seu percurso académico e profissional ligado à investigação de temas como a Catálise Heterogénea, os Materiais de Carbono e a Engenharia das Reações Químicas. Um momento em que serão assinalados os principais marcos da sua carreira e que contará com a participação de Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da U.Porto, João Falcão e Cunha, diretor da FEUP e com docentes de Universidades Europeias às quais José Figueiredo esteve ligado ao longo do seu percurso.

Distinguido com o Prémio “Estímulo à Excelência” (2004) atribuído pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior, com o Prémio de Excelência Científica da FEUP (2009) e com o Prémio Ferreira da Silva 2014 atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química, o professor catedrático contou também com distinções a nível internacional, com destaque para o “Lee Hsun Research Award on Materials Science 2014”, com a chancela do Institute of Metal Research, Chinese Academy of Sciences.

Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pela FEUP em 1968, diplomado em Engenharia Química pelo Imperial College of Science and Technology (DIC), e doutorado pela Universidade de Londres, em 1975, José Figueiredo iniciou a sua carreira profissional na Faculdade de Engenharia em 1969, sendo Professor Catedrático desde Dezembro de 1979. Em Maio de 2014 foi eleito membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, 3ª Secção – Química, e é membro do Corpo Editorial das revistas CARBON (desde 1998), Fuel Processing Technology (desde 2003) e Periodica Polytechnica – Chemical Engineering (desde 2003).

Responsável por mais de 30 projetos financiados, incluindo quatro europeus, José Figueiredo criou, em 1975, uma Linha de Investigação em Catálise Heterogénea, integrada no Centro de Engenharia Química (CEQ) da U.Porto e financiada pelo Instituto Nacional de Investigação Científica até à extinção daquele organismo. Em 1991 coordenou o Núcleo FEUP do Instituto de Materiais (IMAT), financiado no âmbito do Programa CIÊNCIA. Foi então que criou o Laboratório de Catálise e Materiais (LCM), Unidade de Investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e que, em 2004, seria integrada no Laboratório Associado LSRE-LCM.

Presidente da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) no período de 2007 a 2009, o docente centrou-se no ensino da catálise ao longo da sua carreira. Organizou e dirigiu três Cursos Avançados (NATO Advanced Study Institutes) sobre “Desativação de Catalisadores” (1981), “Carbon and Coal Gasification” (1985) e “Carbon Fibres Filaments and Composites” (1989), acompanhando a evolução dos seus interesses de investigação nesse período. Organizou e coordenou a Rede “Catálise-Alfa” do Programa ALFA da UE, sobre o tema “Desidrogenação oxidativa de hidrocarbonetos” (1998-2001), envolvendo sete Universidades da Europa e da América Latina  e dirigiu, em colaboração com a Profª Mariette Pereira da Universidade de Coimbra, o Curso Integrado de Catálise (CIC2006), realizado no âmbito das atividades da Divisão de Catálise e Materiais Porosos da SPQ.

Publicou oito livros na área da Catálise Heterogénea e dos materiais de Carbono, e mais de 230 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, que receberam cerca de 7000 citações. É autor, inclusive, de um dos artigos mais citados na área da Química em Portugal. Participou como orador em mais de 300 congressos, é detentor de uma patente e foi orientador de 18 teses de Doutoramento, 9 teses de Mestrado e 30 investigadores a nível pós-doutoral.