rampa da penha

O veículo da FEUP vai participar pela primeira vez no Campeonato Nacional de Montanha.

O ator José Fidalgo, que integra a nova produção da SIC “Mar Salgado”, vai participar este fim-de-semana (20 e 21 de setembro) na penúltima prova do Campeonato Nacional de Montanha (CNM) da Rampa da Penha, em Guimarães, ao volante de um protótipo de veículo elétrico desenvolvido por estudantes e docentes dos departamentos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e de Engenharia Mecânica (DEMec) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A montanha é uma das mais emocionantes disciplinas da velocidade automóvel que atualmente se disputam. São corridas curtas, onde participam alguns dos mais entusiasmantes automóveis do parque internacional, permitindo que a competição possa ser travada com o mais modesto clássico, até ao competitivo Fórmula 1.

O conceito é simples e baseia-se sempre num traçado sinuoso, montanha acima, que se afirma como o desafio a ser cumprido no mais curto espaço de tempo possível. As provas são designadas de rampas e o Campeonato Nacional de Montanha (CNM) é constituído por oito eventos.

A Rampa da Penha é a mais antiga competição de desporto motorizado em atividade contínua em Portugal, uma prova com elevados padrões de segurança, que apenas com a colaboração do público podem ser cumpridos na totalidade. A prova deste fim-de-semana, que marca a estreia do veículo elétrico “made in FEUP”, pode ser decisiva para a atribuição do título da temporada a Pedro Castañon, espanhol que lidera a tabela classificativa.