Professor catedrático da Faculdade de Ciências tem um percurso de mais de 20 anos ligados à docência na U.Porto. (Foto: FCUP)

José Ferreira Gomes,  professor catedrático e antigo estudante  da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. (FCUP), é o nome escolhido pelo Governo para assumir as funções de Secretário de Estado do Ensino Superior, sucedendo a  João Filipe Queiró no cargo que tutela os destinos das universidades portuguesas.

Aos 66 anos, Ferreira Gomes vê reconhecido um percurso desde sempre ligado à Universidade, pela qual se licenciou em Engenharia Químico-Industrial, em 1970. Professor catedrático de Química na FCUP desde 1985 – aposentou-se no passado mês de junho -, lecionou diversas disciplinas na área da Química e assinou mais de 100 artigos científicos em temas ligados à Química Teórica. É ainda membro do Centro de Química da Universidade do Porto (Grupo de Química Teórica) que integra o Laboratório Associado REQUIMTE.

A ligação de Ferreira Gomes à U.Porto fica ainda marcada pelos vários cargos de relevo que desempenhou no quadro da FCUP e da Reitoria. Na Faculdade de Ciências, foi Presidente do Departamento de Química  (1994-1996) e do Conselho Científico (1997-1998) da FCUP. Como Vice-Reitor (1998-2006),  teve a seu cargo os pelouros das Relações Internacionais e Comunicação e Imagem, tendo-se destacado pelo papel que desempenhou na aplicação do Processo de Bolonha na Universidade, papel esse que lhe valeu a nomeação ministerial como Promotor de Bolonha em 2004-2005.

Fora da Universidade, o percurso académico e científico de José Ferreira Gomes foi reconhecido nacional e internacionalmente através da passagem por vários cargos de relevo no campo da Química. Entre eles destacam-se os de Presidente da Sociedade Portuguesa de Química (2001-2004), membro da Comissão executiva da Federação Europeia de Sociedades Química | FECS ProChemE (1998-2004) e Presidente do Comité Permanente daquele organismo para assuntos educativos, profissionais e éticos (2002-2004). Como Especialista internacional em Educação Superior, interveio no CONAES, Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior do Brasil, e preside ao Grupo de Trabalho sobre Acesso  da Associação Internacional de Universidades, IAU/UNESCO.

José Ferreira Gomes assumiu pela primeira vez funções políticas em 2009, quando foi eleito deputado à Assembleia da República como cabeça de lista do PSD em Bragança, mandato que desempenhou  até final da legislatura, em 2011. Em dezembro desse mesmo ano, passa a integrar o Conselho Nacional da Educação, por indicação do Governo.

A cerimónia de tomada de posse do novo Secretário de Estado do Ensino Superior decorreu na passada sexta-feira, 26 de julho.