Trabalho premiado revisita a primeira década de existência do Metro do Porto através de vários artigos multimédia.

O JornalismoPortoNet (JPN), jornal digital do curso de Ciências da Comunicação e Imagem da Universidade do Porto é o vencedor do prémio Ciberjornalismo Académico 2013, atribuído esta quinta-feira, durante as II Jornadas Obciber, promovidas pelo  Observatório de Ciberjornalismo.

O trabalho distinguido retrata os “10 anos do Metro“, um dossiê que revisita a primeira década de existência do Metro do Porto através de vários artigo multimédia produzidos por equipa de estudantes da U.Porto, todos eles estagiários e colaboradores do JPN. Para a mesma categoria estavam nomeados outros dois trabalhos do JPN: o dossiê “Bairro do Aleixo: Torre 4 foi demolida em poucos segundos” e a reportagem “Nos tanques da cidade lava-se a roupa e a alma“.

Esta não é a primeira vez que o JPN é premiado pelo Obciber na área do ciberjornalismo académico. Em 2012, o projeto premiado foi o  dossiê “Es.Col.A da Fontinha”. Um ano antes, o galardão distinguiu o trabalho “Mercado do Bom Sucesso: As vidas do mercado“.

Nas restantes categorias dos prémios do Obciber 2013, o destaque vai para a atribuição do prémio “Excelência Geral em Ciberjornalismo” à Rádio Renascença, que levou ainda o prémio de “Reportagem multimédia”. Os outros vencedores foram o Jornal de Notícias, na categoria “Última hora”, e o Público, que arrecadou os prémios de “Videojornalismo online” e “Infografia digital”.