Prof. Jorge Tavares

Jorge Tavares é professor catedrático da FMUP desde 1992.

No próximo sábado, dia 6 de julho, às 11 horas, a Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai ser palco da “Última Lição” do professor Jorge Tavares, intitulada “Anestesiologia, disciplina académica”.

Nascido no Porto em 1943, Jorge Tavares obteve os graus de licenciado (1967), doutor (1973) e agregado (1982) na FMUP. Nesta escola ocupou todos os lugares de quadro da carreira académica desde assistente, primeiro em Farmacologia (até 1988) e depois em Anestesiologia, professor associado (1988) e professor catedrático (desde 1992). Desempenhou também funções nos órgãos de gestão e direção da Faculdade, nomeadamente como vice-presidente do Conselho Diretivo e presidente do Conselho Pedagógico, e esteve envolvido na criação de diversos cursos de pós-graduação.

Na carreira médica hospitalar, obteve os graus de assistente (1973) e de chefe de serviço (1981), tendo ocupado o lugar de Diretor do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar São João até à extinção do Departamento de Anestesiologia e Cuidados Intensivos, em março de 2006.

Pertenceu também à direção do Colégio de Anestesiologia da Ordem dos Médios em vários mandatos. Foi o representante português no Board e Secção de Anestesiologia da União Europeia dos Médicos Especialistas durante 6 anos e integrou o Council fundacional da European Society of Anesthesiologists, por igual período.

Autor de diversos trabalhos de investigação científica nas áreas da Farmacologia e da Anestesiologia, assim como revisões, editoriais, capítulos de livros, conferências, casos clínicos e artigos de opinião, Jorge Tavares assinou os capítulos relacionados com a Anestesiologia do livro Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas. Para além disso, compilou e publicou a História da Anestesiologia em Portugal e foi o mentor de uma nova secção da Revista da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, intitulada “Artigo Histórico – Histórias da História da Anestesiologia Portuguesa”, pela qual é responsável.

A entrada no evento é livre.