Jorge Sampaio vai ser Doutor Honoris Causa da U.Porto

Jorge Sampaio passou recentemente pela U.Porto no âmbito do Dia do Voluntário.

A Universidade do Porto vai atribuir a Jorge Sampaio o título de Doutor Honoris Causa distinguindo, desta forma, o contributo social do antigo Presidente da República no exercício de cargos públicos, o exemplo cívico do seu percurso de vida e a dimensão internacional que o seu trabalho alcançou.

Um dos exemplos mais recentes é a criação da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios que, desde 2013, tem trabalhado na assistência humanitária focada nos estudantes sírios do Ensino Superior. Esta iniciativa já permitiu a mais de 600 estudantes sírios retomarem os seus estudos, interrompidos na Síria face à guerra civil instalada, em Portugal e noutros países de todo o mundo.

A cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa pelo Reitor da Universidade do Porto vai decorrer no próximo dia 24 de fevereiro, terça-feira, às 11 horas, no Salão Nobre da U.Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos) e contará também com a participação do investigador Alexandre Quintanilha, como padrinho do Doutorando, e de José Madureira Pinto, como elogiador do mesmo. Jorge Sampaio será  a 99.º personalidade a ser distinguida com o Doutoramento Honoris Causa da Universidade do Porto, sendo o primeiro atribuído por proposta do Reitor Sebastião Feyo de Azevedo.

Jorge Sampaio: uma carreira ímpar

Presidente da República Portuguesa entre 1996 e 2006, Jorge Sampaio é um dos políticos mais importantes da democracia portuguesa, com um notável percurso de intervenção cívica, política e intelectual que teve início na oposição à ditadura e prosseguiu com o desempenho de relevantes cargos partidários e de soberania após o 25 de abril de 1974.

Após cumprir dois mandatos como Presidente da República, Jorge Sampaio dedicou-se a missões de apoio humanitário internacional, assumindo os cargos de Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para a Luta Contra a Tuberculose (2006-2007) e Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações (2007-2013).

A sua atuação foi reconhecida em Portugal com o Grande-Colar da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e da Ordem da Liberdade, sendo ainda Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Foi também distinguido internacionalmente com condecorações e prémios em países como Brasil, Espanha, França, Japão, Luxemburgo, Marrocos, Noruega, Países Baixos ou Reino Unido.