Jorge Sampaio regressa à FCUP dez anos após a última visita, então na qualidade de Presidente da República.

O ex-presidente da República, Jorge Sampaio, vai estar no próximo dia 9 de outubro na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), na qualidade de orador convidado do Dia da FCUP, evento que marca o arranque oficial do ano letivo e que assinala os 102 anos de vida da faculdade.

A intervenção de Jorge Sampaio está marcada para as 15h35, no Auditório Ferreira da Silva, e deverá refletir o percurso daquele que, para além da presidência da República (que ocupou de 1996 a 2006), foi também Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1989-1995), Secretário Geral do Partido Socialista (1989-1991) e, mais recentemente, Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações. Trata-se de resto, de um regresso de Sampaio à FCUP, onde esteve em 2003, no âmbito de uma visita a projetos de inovação desenvolvidos por centros de investigação da U.Porto em parceria com empresas privadas.

A presença do ex-presidente da República não é, contudo, o único ponto de interesse do Dia da FCUP 2013. Ao longo da tarde, a partir das 14h30,  haverá espaço para as intervenções do diretor da faculdade, António Sousa da Silva, de representantes dos estudantes e funcionários, e do Reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, a quem caberá a Alcução de Encerramento.

Ocasião para reforçar o espírito de comunidade académica, o Dia da FCUP serve também para reconhecer o sucesso dos membros da FCUP que mais se destacaram no último ano. Entre os momentos previstos no programa estão a homenagem aos colaboradores aposentados, a atribuição de prémios escolares a estudantes que se tenham destacado pelas boas classificações obtidas e a entrega de medalhas e diplomas a doutorados e a mestres.

Durante a cerimónia, serão ainda anunciados os vencedores do concurso de fotografia “A Ciência de hoje é mais que a Tecnologia de amanhã”. A entrega dos prémios está marcada para as 17h00.

O Dia da FCUP é aberto a toda a comunidade académica.

Sobre a FCUP

Com raízes que remontam a instituições como a Aula de Náutica no Porto (a 1762) e a Academia Politécnica (1837), a Faculdade de Ciências foi constituída formalmente em 22 de março de 1911, aquando da fundação da U.Porto, sendo, a par de Medicina, a mais antiga das 14  faculdades da Universidade. Centro nevrálgico do ensino e da investigação científica portuense durante mais de um século, a FCUP tem mantido desde a sua origem uma oferta de formação de qualidade nas Ciências Exatas, Ciências Naturais e Matemática, alarganda ao longo dos anos à Engenharia Geográfica, à Astronomia, às Ciências de Computadores e Informática, à Bioquímica, à Arquitetura Paisagista, às Ciências do Ambiente e às Ciências Agrárias. Depois de durante praticamente um século, ter tido a sua “casa” no Edifício História da Universidade, encontra-se integrada, desde 2007, nas instalações do Pólo III da Universidade (Campo Alegre).