Ciclo de conferências será complementado com uma Mostra de Voluntariado a cargo de diferentes associações e projetos em curso na Universidade.

Sensibilizar a comunidade académica para a importância do trabalho voluntário é o principal objetivo do Dia do Voluntário da Universidade do Porto que, este ano, assinala a sua quinta edição sob o tema “O Voluntariado na Formação Académica e Profissional”.

A decorrer no dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, o Dia do Voluntário é um pretexto para colocar em diálogo estudantes, docentes e colaboradores da U.Porto com membros de organizações de voluntariado e coordenadores de programas de voluntariado.

O antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, será o principal orador desta edição, participando no primeiro painel da tarde, às 14h30, a debater com o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, sobre o tema “A Europa 2020, Portugal 2020 e os instrumentos financeiros ao serviço do empreendedorismo social”, numa conversa moderada pelo Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

Contudo, o Fórum do Dia do Voluntário arranca às 9h30 com a discussão dos desafios de voluntariado na U.Porto e a importância do voluntariado na aquisição de novas competências (confira o programa completo). Os temas das conferências darão informações acerca da importância que o voluntariado assume na valorização do currículo, casos de sucesso sobre o auto emprego, empreendedorismo social, e entre outros.

Em simultâneo, na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria, realiza-se a Mostra de Voluntariado, que tem como objetivo dar a conhecer e atrair novos voluntários para os diversos projetos das instituições participantes.

A participação no Fórum é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até o dia 1 de dezembroatravés deste link.