ribeiro de faria_300x200A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) dá início no próximo 17 de junho a um ciclo de três conferências que, até final do ano, irão recordar e celebrar a vida e a obra de Jorge Ribeiro de Faria, um dos pais fundadores da instituição. A iniciativa enquadra-se na homenagem à Figura Eminente da U.Porto 2016, dedicada este ano ao jurista, académico e figura incontornável do estudo e da investigação em Direito em Portugal.

Sob o título “Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Obrigacionista”, a sessão inaugural vai centrar-se no contributo de Ribeiro de Faria para o ensino e investigação do Direito das Obrigações. O evento tem início às 14h30, no Salão Nobre da FDUP, e contará com a presença de Sinde Monteiro, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Brandão Proença, professor da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, e os docentes da FDUP, Manuel Carneiro da Frada, Luís Miguel Pestana de Vasconcelos e Rute Teixeira Pedro.

Após esta primeira conferência, a figura de Jorge Ribeiro de Faria voltará a estar em destaque na FDUP através de duas sessões onde será evocado o seu legado como Penalista (10 de outubro) e como “Académico e como Homem de Cultura” (em data a definir).

Este ciclo de conferências dá então seguimento ao programa de iniciativas abertas à comunidade que, até final do ano, irá celebrar a Figura Eminente da U.Porto 2016 e em vários espaços da Universidade. Iniciado a 19 de maio, no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria, o ciclo também  passou pela Faculdade de Engenharia, palco escolhido para um concerto da Orquestra Clássica da FEUP, sob a direção musical do Maestro José Eduardo Gomes. No dia 30 de novembro, será a vez  da Faculdade de Economia acolher um encontro inspirado pelo mote “Prof. Doutor Ribeiro de Faria e o ensino do Direito na Faculdade de Economia”.

O ciclo comemorativo conclui-se com uma sessão de encerramento, a decorrer no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, no dia 14 de dezembro.

Sobre Jorge Ribeiro de Faria

Licenciado e doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Jorge Ribeiro de Faria (Póvoa de Lanhoso, 1931 – Porto, 2008) iniciou a sua carreira académica em 1960, na Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), onde lecionou durante mais de quatro décadas enquanto Professor-Coordenador do grupo de Direito. Mais tarde, em 1994, integrou a Comissão Instaladora  da Faculdade de Direito da U.Porto (FDUP), onde integrou o Conselho Científico e foi nomeado o primeiro Professor Bibliotecário da Biblioteca que, em 2005, tomaria o seu nome. Pelo contributo de relevância que prestou à Universidade, foi reconhecido, em 2005, com o título de Professor Emérito da U.Porto.

No entanto, o seu trabalho foi relevante, não só para a Universidade do Porto, como também para o avanço do ensino universitário do Direito em Portugal, para o qual contribuiu como membro dos Conselhos Científicos da Escola de Direito da Universidade do Minho e do curso de Direito da Universidade Católica Portuguesa no Porto, onde lecionou. Jurista de mérito, deixou uma vasta e profunda obra ainda hoje citada pela doutrina e jurisprudência.