jon_phillips

Jon Phillips é o último nome a juntar-se ao programa do festival FUTUREPLACES.

Jon Phillips, um principais ativistas do movimento software livre, é o último orador a ser incluído no programa deste ano do festival FUTUREPLACES, que decorre de 15 a 18 de outubro, em vários espaços da cidade do Porto.

A palestra de Jon Phillips acontece às 19h00 do dia 18 de outubro, no Passos Manuel. “The Rise of the Superindividual” vai trazer à discussão personagens do mundo moderno como Kim Dotcom e Julian Assange, as faces visíveis do Megaupload e do Wikileaks, ou Dennis Rodman, o ex-basquetebolista que é agora o “amigo americano” da Coreia do Norte.

Para a plateia serão lançados desafios à reflexão como “Serão as estrelas do Séc. XXI os transgressores que emergem por via dos novos media?” e “Qual o lugar para os que parecem entretanto esquecidos, como Aaron Szwartz (programador americano, escritor, organizador político e ativista na Internet) e Bassel Safadi (programador de software livre, sírio, detido em Damasco pelo governo sírio)?”.

Jon Phillips é o fundador da empresa de design e tecnologia global FABRICATORZ, criador da app Inkscape e da comunidade Openclipart. É ainda uma peça-chave do movimento Creative Commons na sua escala global. Junta-se ao FUTUREPLACES para perspectivar o futuro das dinâmicas de transgressão mediática em nome próprio.

De 15 a 18 de outubro, através de debates, laboratórios, música e cinema o FUTUREPLACES pretende questionar o papel dos media na sociedade e colocá-los ao serviço dos cidadãos. Recorrendo a novas abordagens, artistas influentes, investigadores e académicos internacionais, o Festival propõe apresentar uma mistura improvável de possibilidades culturais, criativas e mediáticas. Todas as atividades, livres e gratuitas, se repartem pela Associação Cultural Sonoscopia, Passos Manuel (atividades noturnas) e Pólo das Indústrias Criativas do UPTEC – PINC (durante o dia).

A programação é permanentemente atualizada em http://futureplaces.org/.