Edifício Reitoria (antiga)As relações mútuas estabelecidas entre a cidade do Porto e a Faculdade Técnica serão o mote da sessão do próximo Clube de Leitura da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), agendado para dia 25 de novembro, quarta-feira. Integrada nas comemorações do Centenário da Faculdade Técnica, a sessão tem início às 12h45, na Sala de Atos da FEUP, e propõe uma “viagem” pelo Porto do período republicano a meados da década de 20 do século passado, guiada por Joel Cleto (arqueólogo e apresentador do programa “Caminhos da História” do Porto Canal) e moderada por João Falcão e Cunha, diretor da FEUP.

Intitulada “1915-1926: a Faculdade Técnica e o Porto. Memórias da Cidade”, a sessão será dedicada às fontes históricas, bibliográficas e documentais que ilustram a época na Cidade Invicta, bem como aos vestígios da atividade e permanência da Faculdade Técnica no Porto.

O Clube de Leitura da FEUP é uma iniciativa que pretende incentivar os hábitos de leitura da comunidade académica, com o intuito de ampliar as bases literárias dos estudantes, docentes e colaboradores da Faculdade de Engenharia e, ao mesmo tempo, incentivar a um maior conhecimento do património, da história e identidade cultural da FEUP.

A seguir ao Clube de Leitura, pelas 14h00, será inaugurada a exposição “Centenário da Técnica: documentos com história”, no Piso 0 da Biblioteca da FEUP.

Sobre Joel Cleto

A sessão realiza-se no âmbito do Curso Geral de Gestão da Porto Business School.

Joel Cleto (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

Arqueólogo, historiador e divulgador da História e Património, Joel Cleto nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, frequentou cursos e estágios de pós-graduação no Laboratório de Antropologia da Universidade de Rennes (França) e no Museu Arqueológico de Barcelona (Catalunha, Espanha).

Autor de vários livros e de dezenas de ensaios e estudos de investigação, editados em publicações da especialidade, tem-se preocupado igualmente com a divulgação junto do grande público das temáticas relacionadas com a História e o Património, através de conferências, palestras, publicação de artigos na imprensa e através de programas televisivos. Assegura semanalmente, desde 2006, programas na estação de televisão “Porto Canal” dedicados à História e ao Património.

Mais informações em http://fe.up.pt/centenariodatecnica