Nos últimos anos, Teixeira Lopes tem estudado o fenómeno da emigração qualificada para França.

No próximo dia 29 de maio, João Teixeira Lopes, docente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), vai ser distinguido com a Ordem das Palmas Académicas, uma condecoração atribuída pelo Estado Francês como forma de homenagear membros da comunidade educativa, docentes e não-docentes que se destaquem na divulgação da cultura francesa a nível internacional.

João Teixeira Lopes é licenciado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1992) e mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Sociologia da Cultura e da Educação (1999) com a Dissertação (A Cidade e a Cultura – Um Estudo sobre Práticas Culturais Urbanas (Porto, Edições Afrontamento, 2000).  É membro efetivo do Observatório das Atividades Culturais entre 1996 e 1998 e seu atual colaborador.

Foi programador de Porto Capital Europeia da Cultura 2001, enquanto responsável pela área do envolvimento da população e membro da equipa inicial que redigiu o projeto de candidatura apresentado ao Conselho da Europa.  Representou o Bloco de Esquerda como deputado à Assembleia da República (2002-2006) e é também membro do Instituto de Sociologia da FLUP e Vice Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia.

Nos últimos anos, Teixeira Lopes tem estudado a recente emigração qualificada para França e divulgado a obra de vários sociólogos franceses.

A sessão tem início às 18h30, no anfiteatro nobre da FLUP. A entrada é livre.

Recorde-se que este é o segundo ano consecutivo que um docente da FLUP recebe esta importante condecoração. Em 2013, a distinção coube a José Domingues de Almeida, docente do Departamento de Estudos Portugueses e de Estudos Românicos da FLUP que se tem destacado pelo seu contributo para a causa da promoção da língua e cultura francesa em Portugal.