João Ribeiro

João Ribeiro conta com quase 20 anos de docência na Universidade do Porto. (Foto: DR)

João Francisco da Silva Alves Ribeiro é desde o passado dia 1 de junho o novo Pró-Reitor da Universidade do Porto para as áreas do Planeamento Estratégico e as Participações Empresariais. O Professor Auxiliar da Faculdade de Economia (FEP) foi o escolhido pelo Reitor da U.Porto para substituir no cargo Patrícia Teixeira Lopes – que assume o cargo de Vice-Dean da Porto Business School -, “atendendo aos vastos conhecimentos e larga experiência nos domínios em apreço”.

Licenciado em Economia pela FEP, mestre e doutorado em Contabilidade e Finanças pelo UMIST/Universidade de Manchester, João Ribeiro, de 41 anos, é docente na FEP desde 1996, tendo centrado a sua atividade de docência, investigação científica e prestação de serviços nas áreas de Controlo de Gestão e Contabilidade Financeira, as quais, segundo o próprio, “assumem especial relevância” nas funções que agora assume na Reitoria da Universidade.

Tendo conduzido uma extensa atividade científica, traduzida em diversas publicações, na orientação de teses de mestrado e de doutoramento, e ainda na conquista de distinções nacionais e internacionais, o novo “rosto” da Reitoria apresenta uma extensa experiência ao nível da gestão universitária. Entre 2006 e 2009, foi o primeiro diretor do Programa de Doutoramento em Ciências Empresariais com componente escolar da FEP, sendo atualmente membro da Comissão Científica do Doutoramento em Gestão. Dirige também o Mestrado em Gestão/Master in Management na FEP e é membro da Comissão Científica da Licenciatura em Gestão e do Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão.

Para além da FEP, a ligação de João Ribeiro à U.Porto inclui passagens pelas Faculdades de Engenharia e de Ciências e pela Porto Business School, a escola de negócios da U.Porto, onde tem lecionado unidades curriculares nas áreas de Controlo de Gestão, Contabilidade e Finanças em diversos programas de formação executiva, sendo também coordenador da Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho, e Head of Academic Subject Area para a área de Contabilidade e Controlo.

Recém-chegado à Reitoria, o Pró-Reitor mostra-se “entusiasmado” com os desafios que vai enfrentar nas novas funções. “Desde logo, tenho a possibilidade de estar envolvido em áreas que desde sempre me suscitaram especial interesse de um ponto de vista académico e na minha ligação ao meio empresarial. Acredito também possuir um conhecimento profundo sobre a Universidade, e sobre os desafios – especialmente estimulantes – que se colocam a instituições de ensino superior universitário num contexto global”, diz.

João Ribeiro salienta ainda o facto de ter encontrado uma “casa arrumada”, o que por si só “constitui uma excelente base para o futuro: o trabalho desenvolvido pelos meus antecessores foi extraordinário, tal como o é a equipa que vim encontrar, e estão criadas as condições para aquilo que denomino uma «consolidação e aprofundamento» do sistema de gestão estratégica de performance e dos modelos de ligação da Universidade ao seu meio envolvente”.