Docente da FAUP desde 1991, João Pedro Xavier ocupou o cargo de Vice-Diretor entre 2010 e 2018 . (Foto: Ana Neiva)

O Conselho de Representantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) escolheu esta quarta-feira o arquiteto e professor associado com agregação João Pedro Xavier para o cargo de director da FAUP para os próximos quatro anos (2018-2022).

João Pedro Xavier, que sucede no cargo ao professor catedrático Carlos Guimarães, é licenciado, doutorado e com agregação em Arquitetura pela FAUP, em 1985, 2005 e 2017, respetivamente. Docente da faculdade desde 1991, ocupou o cargo de Vice-Diretor entre 2010 e 2018.

Em paralelo com a docência, tem desenvolvido uma extensa atividade ligada à investigação enquanto membro dos grupos de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP – Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH) – e Laboratório de Fabricação Digital (DFL) – dedicando especial atenção à relação entre a arquitetura e a matemática, sendo a perspetiva o seu principal tema de investigação.

É autor dos livros “Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva” (FAUP Publicações, 1997) e “Sobre as origens da perspectiva em Portugal” (FAUP Publicações, 2006). Enquanto docente e investigador, é autor de diversos trabalhos e artigos em publicações científicas nacionais e internacionais sobre o tema, proferiu conferências e lições e realizou ações de formação de professores. É editor correspondente do “Nexus Network Journal” e membro do conselho executivo da “Resdomus”, revista científica e de cultura arquitetónica da FAUP sujeita a peer review, com periodicidade anual.

Enquanto arquiteto, trabalhou no gabinete de Álvaro Siza de 1986 a 1999, tendo-se estabelecido, ao mesmo tempo, como arquiteto por conta própria.

A cerimónia de tomada de posse terá lugar no dia 12 de dezembro, às 12h00, na Sala do Conselho do Edifício da Reitoria da Universidade do Porto.