João Mortágua assume nesta obra os saxofones, voz e melódica (foto: D.R.)

No dia 1 abril, terça-feira, o Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe o concerto de apresentação do álbum “Janela” de João Mortágua., promovido pelo Comissariado Cultural da FEUP e pela Porta-Jazz.

“Janela” pretende ser “uma ode ao sonho e à jornada da vida, partindo da certeza do ser humano e da consequente vontade de exprimir essa condição. Os sons fundem-se com a poesia, numa procura ativa da alegria iminente na partilha de paixões e ideais”, antecipar o autor.

João Mortágua assume nesta obra os saxofones, voz e melódica e conta com a guitarra de Miguel Moreira, os baixos de José Carlos Barbosa e a bateria de José Marrucho.

A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade, mediante levantamento antecipado de bilhete (na Loja FEUP/bilheteira, entre as 9h30 e as 13h00 / 14h00 e 17h00, ou no dia do espetáculo, uma hora antes do início) e sujeita à lotação da sala.

Mais informações através do e-mail [email protected]

Sobre João Mortágua

Natural de Estarreja, iniciou os seus estudos musicais aos sete anos. Ingressou aos nove no Conservatório de Música de Aveiro, onde veio a concluir o curso básico de piano, bem como o oitavo grau de saxofone. Paralelamente, frequentou masterclasses com o Quarteto de Saxofones de Amesterdão, tendo também integrado orquestras de outras instituições, bem como a Orquestra Juvenil do Centro. Partiu em 2005 para Lisboa, onde frequentou a escola de jazz do Hot Clube de Portugal, onde integrou o Ensemble de Saxofones, a BigBand e outras formações paralelas. Licenciado em Música-Jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto), tocou em espaços como o Hot Clube, Onda Jazz, Maxime, Mundo Mix PT, Museu da Electricidade (Lisboa), ESMAE, Hot Five, Maus Hábitos, e-Learning Café, Plano B e Indústria (Porto), Teatro Gil Vicente (Coimbra), SuperBockSuper Rock (Porto), Boom Festival (Idanha-a-Nova), Guimarães Jazz, Festival de Jazz de Portimão e Festival de Jazz de Valado dos Frades. Participou na gravação dos álbuns “Joyce” (Zelig), “OurSecretWorld” (OJM+KurtRosenwinkel) e “Agromando” (Iago Fernandez).