Este é o segundo mandato de João Falcão e Cunha à frente da FEUP. (Foto: DR)

João Falcão e Cunha, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi reeleito pelo Conselho de Representantes da instituição, no passado dia 14 de setembro, Diretor daquela que é a maior unidade orgânica da Universidade do Porto. A cerimónia de tomada de posse para mais um mandato de quatro anos (2018 a 2022) decorre esta terça-feira, 16 de outubro, às 9h30, numa cerimónia pública no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP (1983), João Falcão e Cunha prosseguiu os estudos em Inglaterra onde concluiu o Mestrado em Investigação Operacional na Universidade de Cranfield (1984) e mais tarde o doutoramento em Ciências de Computação no Imperial College (1989). Docente da FEUP desde 1987, com atividade na área de Engenharia Industrial, de Serviços e Gestão e da Engenharia Informática, João Falcão e Cunha é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP. Diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão desde 2003, liderou o processo de criação do Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão em 2007. Coautor, em 1994, da proposta de criação da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (LEIC), atualmente Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC), João Falcão e Cunha participou no lançamento de vários cursos de mestrado e programas de doutoramento em Engenharia Industrial e Gestão (2003) e em Engenharia Informática (2004).

Colaborador do INEGI desde 1989, João Falcão e Cunha tem ligação ao INESC TEC desde 2009. Na Faculdade de Engenharia e nos institutos de interface tem estado envolvido em projetos de I&D, dos quais se destacam o GIST – Gestão Integrada de Sistemas de Transporte, na área de planeamento operacional e informação ao público, desde 1989.

João Falcão e Cunha coordenou outros projetos de I&D em colaboração com muitas instituições a nível nacional e internacional, em áreas de aplicação que incluem os transportes, a construção civil e a banca. É perito convidado da Agência de Inovação da Comissão Europeia e de agências científicas de outros países, para seleção, avaliação e acompanhamento de projetos de investigação científica desde 1989.