João Falcão e Cunha é o novo Diretor da Faculdade de Engenharia

JoaoFalcaoeCunha2

João Falcão e Cunha será o próximo Diretor da FEUP.

O Conselho de Representantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acaba de anunciar os resultados da eleição para o cargo de Diretor: João Falcão e Cunha, 54 anos, assume a Direção da FEUP, a maior unidade orgânica da Universidade do Porto.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP (1983), João Falcão e Cunha prosseguiu os estudos em Inglaterra onde concluiu o Mestrado em Investigação Operacional na Universidade de Cranfield (1984) e mais tarde o doutoramento em Ciências de Computação no Imperial College (1989). Docente da FEUP desde 1987, com atividade na área de Engenharia Industrial, de Serviços e Gestão e da Engenharia Informática, João Falcão e Cunha é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP. Diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão desde 2003, liderou o processo de criação do Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão em 2007. Coautor, em 1994, da proposta de criação da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (LEIC), atualmente Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC), João Falcão e Cunha participou no lançamento de vários cursos de mestrado e programas de doutoramento em Engenharia Industrial e Gestão (2003) e em Engenharia Informática (2004). É coordenador do programa MOBILE com o Brasil, desde 2004, um programa de intercâmbio de estudantes na área de engenharia.

João Falcão e Cunha é Diretor Académico do Centro de Estudos Avançados da IBM em Portugal, desde 2009 e assumiu o cargo de delegado de Portugal ao programa Horizonte 2020 na área dos transportes inteligentes, ecológicos e integrados em 2013. Entre 2001 e 2003 integrou a Comissão Executiva do Conselho Diretivo e a Comissão Coordenadora do Conselho Científico da FEUP, tendo sido vice presidente do Conselho Pedagógico e membro por inerência do Senado da U.Porto.

Colaborador do INEGI desde 1989 e do IDMEC desde 1992, João Falcão e Cunha tem ligação ao INESC TEC desde 2009. Na Faculdade de Engenharia e nos institutos de interface tem estado envolvido em projetos de I&D, dos quais se destacam o GIST – Gestão Integrada de Sistemas de Transporte, na área de planeamento operacional e informação ao público, desde 1989. Este projeto deu origem em 1992 à OPT SA, empresa participada pelo INEGI, de que tem sido presidente não executivo. Esta empresa mantém o sistema GIST em 9 empresas de transportes, com mais de 25 centros de operação, para além de outros sistemas e serviços inovadores como o SMSBUS e o MOVE-ME.

João Falcão e Cunha coordenou outros projetos de I&D em colaboração com muitas instituições a nível nacional e internacional, em áreas de aplicação que incluem a construção civil e a banca. É perito convidado da Agência de Inovação da Comissão Europeia e de agências científicas de outros países, para seleção, avaliação e acompanhamento de projetos de investigação científica desde 1989.