João Carvalho regressa liderança dos SASUP, cargo que ocupou durante mais de 20 anos, entre 1993 e 2014. (Foto: U.Porto)

João Carvalho é, a partir desta segunda-feira, o novo Diretor dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP). Depois de ter liderado este organismo durante mais de 20 anos, entre 1993 e 2014, João Carvalho regressa aos SASUP para suceder no cargo a Manuel Barros, que assumiu essas funções nos últimos dois anos.

A tomada de posse realizou-se na Reitoria da Universidade do Porto, numa cerimónia onde o novo Diretor dos SASUP elegeu o alojamento dos estudantes como uma das suas principais preocupações para o cargo que agora ocupa.

“Os desafios que em cada momento se impõem à ação social no cumprimento da sua missão são dinâmicos e estão sujeitos a condicionalismos externos e internos, que ditam com frequência, a necessidade de ajustamentos das prioridades de ação e do enfoque dos recursos disponíveis”, salientou João Carvalho. E acrescentou: “espera-se que a ação social dê especial relevo ao alojamento dos estudantes, mobilizando recursos materiais e financeiros próprios a par da mobilização da sociedade civil, em geral, e das entidades públicas e privadas com relevo nesta matéria, em particular, de modo a encontrar soluções ajustadas à mitigação dos efeitos deste fenómeno”.

Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com especialização em psicologia do trabalho e recursos humanos, João Carvalho desenhou todo o seu percurso profissional na área do ensino superior. Iniciou funções na U.Porto em 1981, no Gabinete de Psicologia do Centro Universitário do Porto. Em 1988, foi nomeado Diretor dos Serviços Operativos dos Serviços Sociais da Universidade do Porto (SSUP), sendo responsável pela gestão dos apoios sociais diretos aos estudantes da U.Porto e das escolas que integravam o então Instituto Politécnico do Porto, o ISEP e o ISCAP.

Em 1991, foi nomeado Vice-Presidente dos SSUP e, em 1993, administrador dos “rebaptizados” Serviços de Ação Social da U.Porto, cargo que ocupou até 2014, ano em que assumiu a gestão do Campus de Vairão da U.Porto. Ao longo do seu percurso, integrou ainda a Assembleia da Universidade do Porto (de 1985 a 2009), o Senado da U.Porto (de 1991 a 2014) e a Secção Académica do Senado (de 1991 a 2009). Entre 1996 e 2000, assumiu ainda o cargo de representante do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas no Conselho Nacional para a Ação Social do Ensino Superior.

Sobre os SASUP

Com uma missão orientada especialmente para os mais de 30 000 estudantes das 14 faculdades da U.Porto, os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto atuam em quatro grandes áreas: bolsas de estudo, alojamento, alimentação e saúde e bem-estar. OS SASUP estão sediados na Rua dos Bragas, 151 (junto à Faculdade de Direito) e podem ser contactados através do telefone 222 005 435.