Eleições para os representantes de docentes e investigadores e dos não docentes e não investigadores do Conselho Geral da Universidade do Porto realizam-se a 1 de junho de 2017.

Decorrido o período de validação de candidaturas, são já conhecidos os nomes dos membros das nove listas de candidatos que se apresentam às eleições para o Conselho Geral da Universidade do Porto que se vão realizar a 1 de junho de 2017.

Com um número recorde de listas candidatas, este será o ato eleitoral mais concorrido de sempre na história do Conselho Geral da Universidade do Porto, durante o qual a comunidade académica será chamada a eleger os 12 representantes dos docentes e investigadores e o representante dos não docentes e não investigadores que farão parte daquele órgão de governo durante o próximo mandato de quatro anos.

À eleição dos representantes dos docentes e investigadores apresentaram-se seis listas candidatas de 12 membros efetivos e outros tantos membros suplentes: LISTA A – “Unidade, Pluralidade e Subsidiariedade”; Lista B – “Renovação, Partilha e Coesão”; Lista C – “Universidade, Autonomia e Cultura Democrática”; Lista D – “Uma grande Universidade para o Futuro”; Lista E – “ART – Autonomia – Renovação – Transparência”; e Lista F – “FAZER +”.

Para a eleição do único representante dos não docentes e não investigadores no Conselho Geral apresentaram-se três listas candidatas encabeçadas por um único membro efetivo: Lista A – José Joaquim Alão Pacheco Coelho de Freitas (FMDUP); Lista B – Teresa Maria Martingo de Pinho (FEP); Lista C – Vítor Manuel Oliveira Silva (REIT).

Toda a informação específica sobre cada uma das listas candidatas e o próprio processo eleitoral ficará disponível na página do SIGARRA da U.Porto dedicada a estas eleições, que estará em permanente atualização.

Recorde-se que o Conselho Geral é um dos principais órgãos de governo da Universidade, tendo entre as suas competências a eleição do Reitor e, sob proposta deste, aprovar as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

Na Universidade do Porto, o Conselho Geral é constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante dos não docentes e não investigadores, aos quais se juntam seis personalidades externas à Universidade, cooptadas pelos membros eleitos.

Os representantes dos estudantes são eleitos em períodos bienais, tendo o seu último ato eleitoral ocorrido em 2016. Já os membros externos, serão definidos apenas após o ato eleitoral de 1 de junho, quando os novos membros eleitos do Conselho Geral se reunirem pela primeira vez para definir a lista de personalidades a cooptar.