Pitch me UP iUP25k

O iUP25k tem como objetivo promover o empreendedorismo e a inovação na U.Porto, bem como estimular a criação de novas empresas.

O perfil está traçado. “Basta” ter uma ligação à Universidade do Porto, juntar-lhe uma boa ideia de negócio, vontade de rentabilizá-la e de a fazer crescer no mercado. É tudo isso que se procura nos candidatos à sexta edição do Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto – iUP25k, cujas candidaturas decorrem até ao próximo dia 19 de abril.

Promovido pelo UPIN – Universidade do Porto Inovação e pelo Clube de Empreendedorismo (CEdUP), o iUP25k é um instrumento de sensibilização para o empreendedorismo e criação de novas empresas que tenham por base processos de exploração de conhecimento e inovação gerados na Universidade. Procuram-se por isso empreendedores com ideias inovadoras e arrojadas, nas áreas, científica, tecnológica ou social. Em disputa está um total de prémios no valor de 25 mil euros (patrocinado pelo Banco Santander Totta), a dividir pelas três melhores ideias de negócio (15 000 euros para a melhor ideia e 5.000 euros para as duas restantes).

A participação no concurso exige que pelo menos um dos elementos da equipa tenha, ou tenha tido, uma ligação à Universidade do Porto. Os candidatos devem preencher um formulário de candidatura e submeter um vídeo, com duração até 3 minutos,  sobre a ideia de negócio.

No dia 29 de abril, vão ser divulgadas as 25 ideias finalistas, que devem seguir, posteriormente o Action Business Plan. Segue-se uma apresentação ( elevator pitch) dos finalistas, o que vai possibilitar aos peritos o contacto direto com as ideias a concurso. No dia 8 de maio serão divulgadas as 10 ideias finalistas. 

A sessão oficial do iUP25k ocorre no dia 29 de maio e é aí que as 10 ideias finalistas vão competir pelos prémios a concurso. Como aconteceu em anos anteriores, vai existir um prémio especial para a melhor ideia de negócio na área do empreendedorismo social e para a melhor ideia na área das tecnologias de informação e comunicação.

A 6ª edição do iUP25k tem como patrocinador o oficial o Santander Totta e conta com a ANJE, a Câmara Municipal do Porto, a Clarke, a Modet & Cº Portugal, a Microsoft, a Porto Business School, a Share, a Starpup Pirates e a UPTEC, como parceiros.

Mais informações em http://iup25k.up.pt.

O último vencedor

iUP25k 2014 - WeTruck

O projeto WeTruck – Empower Trucks foi o grande vencedor da edição 2014 do iUP25k.

Em 2014, o grande prémio do iUP25k distinguiu o projeto WeTruck – Empower Trucks, que visa reduzir drasticamente o consumo de combustível e os níveis de poluição dos motores de refrigeração de camiões-frigoríficos, através de um sistema que permite produzir, recuperar e armazenar energia elétrica a bordo do veículo. Esta terá sido a rampa de lançamento que permitiu que os seus mentores tivessem participado, posteriormente, na RedEmpreendia Spin2014, onde foram premiados como um dos melhores modelos de negócio universitário da Ibero-América.