Imagem_noticia_iup25k

O iUP25k visa proporcionar uma aprendizagem constante para todos os que se atrevem a “dar o salto” no empreendedorismo.

O perfil está traçado. “Basta” ter uma ligação à Universidade do Porto, espírito empreendedor, juntar-lhe uma ideia de negócio inovadora e arrojada nas áreas científica ou tecnológica, vontade de rentabilizá-la e de a fazer crescer no mercado. É tudo isso que se procura nos candidatos à sétima edição do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto, cujas candidaturas decorrem até dia 3 de abril.

Promovido pela U. Porto Inovação e pelo Clube de Empreendedorismo(CEdUP), o iUP25k é um instrumento de sensibilização para o empreendedorismo e criação de novas empresas que tenham por base processos de exploração de conhecimento e inovação gerados na Universidade. Pretende-se deste modo estabelecer uma rampa de lançamento para que as boas ideias “made in U.Porto” possam transformar-se em ainda melhores negócios.

Em disputa está um total de prémios no valor de 25 mil euros em prémios (patrocinado pelo Banco Santander Totta), a dividir pelas três melhores ideias de negócio (15 000 euros para a melhor ideia e 5.000 euros para as duas restantes).

A participação no concurso exige que pelo menos um dos elementos da equipa tenha, ou tenha tido, uma ligação à Universidade do Porto. Os candidatos devem preencher um formulário de candidatura e submeter um vídeo, com duração até 3 minutos,  sobre a ideia de negócio.

iUP25K lema

O lema do concurso.

No dia 21 de abril, vão ser divulgadas as 25 ideias finalistas. Segue-se uma apresentação ( elevator pitch) dos finalistas, o que vai possibilitar aos peritos o contacto direto com as ideias a concurso. No dia 5 de maio serão divulgadas as 10 ideias finalistas.

A sessão oficial do iUP25k ocorre no final do mês de maio (em data ainda a definir) numa sessão onde as ideias finalistas vão competir pelos prémios a concurso. Como aconteceu em anos anteriores, existirá um prémio especial para a melhor ideia na área das tecnologias de informação e, a que se junta pela primeira vez uma distinção para a melhor ideia comunicação e melhor ideia na área da energia.

A 7.ª edição do iUP25k tem como patrocinador oficial o Santander Totta e conta com a ANJE, a Câmara Municipal do Porto, a KIC Innoenergy , a Microsoft, a Patentree, a Porto Business School, a Portugal Ventures, a PwC Portugal,  a Starpup Pirates e a UPTEC, como parceiros.

Mais informações em http://iup25k.up.pt/

O último vencedor

FaceDecode iUP25k

O FaceDecode foi a ideia vencedora da edição de 2015 do iUP25K. (Foto: TVU.)

No ano passado o primeiro prémio foi conquistado pelo projeto FaceDecode – We make faces. Esta tecnologia, desenvolvida por investigadores da FCUL, faz com que qualquer pessoa possa criar avatares de forma simples, barata e divertida. O utilizador consegue gerar a sua versão virtual em cerca de duas horas ou menos (estima-se que, no futuro, este tempo baixe para cerca de 15 minutos), e aplica-la em conteúdos digitais, filmes, videojogos ou performances ao vivo. No final de 2015 a equipa apresentou a tecnologia no WebSummit como beta participants.