De 24 a 31 de maio, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vai medir a pressão arterial de várias centenas de pessoas.

No âmbito da iniciativa internacional “Maio, Mês de Medição”, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vai medir a pressão arterial de várias centenas de pessoas, com idade igual ou superior a 18 anos, entre os dias 24 a 31 de maio.

No decurso de uma semana, o ISPUP terá as suas portas abertas a todos os interessados em conhecer os seus valores de pressão arterial, de forma gratuita. O objetivo passa por consciencializar a população para a importância de manter a pressão arterial em níveis saudáveis e divulgar recomendações que possam ajudar a atingir este objetivo.

A pressão arterial elevada é uma condição que, todos os anos, mata 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Os indivíduos com hipertensão têm maior probabilidade de virem a desenvolver acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos ou outras complicações cardiovasculares. No entanto, muitas das pessoas com pressão arterial alta desconhecem esta sua condição.

Foi com o objetivo de alertar a população para os perigos da hipertensão, que surgiu esta iniciativa global, organizada em conjunto pela Sociedade Internacional de Hipertensão e a Liga Mundial de Hipertensão, à qual aderiram vários países em todos os continentes.

Com esta campanha espera-se que seja possível avaliar milhões de pessoas em todo o mundo, e espera-se que este esforço conjunto consiga aumentar o conhecimento do tema junto da população.

Os interessados em conhecer os seus níveis de pressão arterial, poderão deslocar-se ao ISPUP (Rua das Taipas, nº 135, 4050-600 Porto), nos dias já indicados, entre as 10h00 e as 18h00.

Para mais informações, consulte a página da iniciativa.