Na foto com o prémio Inês Delgado, investigadora do ISPUP que recebeu o 1º prémio.

Na foto com o prémio Inês Delgado, investigadora do ISPUP que recebeu o 1º prémio.

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) arrecadou os três primeiros lugares para Melhor Comunicação Oral, no XIV Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), que se realizou nos passados dias 21 e 22 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa.

O primeiro prémio foi atribuído à investigadora Inês Delgado pelo trabalho intitulado “Associação entre as características socioeconómicas e as trajetórias de Índice de Massa Corporal dos 13 para os 21 anos de idade” (Inês Delgado, Joana Araújo, Elisabete Ramos).

O segundo prémio pertenceu a Maria Cabral pelo trabalho “Variação sazonal de vitamina D sérica e a relação com a vitamina D ingerida” (Maria Cabral, Joana Araújo, Milton Severo, Carla Lopes, Elisabete Ramos).

Já o terceiro prémio foi entregue a Susana Barros pelo trabalho “Worldwide burden of gastric cancer attributable to high sodium intake in 2012 and predictions for 2035” (Susana Barros, Clara Castro, Ana Ferro, Samantha Morais, Nuno Lunet, Bárbara Peleteiro).

Todas as vencedoras são investigadoras do ISPUP e da EPIUnit, a Unidade de Investigação em Epidemiologia do ISPUP.

Ao ISPUP foi ainda atribuído o Galardão da Categoria Investigação e Desenvolvimento, integrado nos vencedores Food & Nutrition Awards 2014 pelo Relatório “Consumo alimentar e nutricional de crianças em idade pré-escolar: Resultados da Coorte Geração 21” (Carla Lopes, Lisa Afonso).

Uma das Conferências Plenárias contou também com a apresentação da professora e investigadora do ISPUP Elisabete Ramos sobre o tema “Obesidade: o que está desequilibrado na balança”.