A Portugal Apto.pt pretende reunir diversos quadrantes da sociedade em busca de soluções para as doenças reumáticas e musculoesqueléticas.

Chama-se “Portugal Apto.pt” e é uma plataforma inovadora que pretende dar resposta a um dos principais problemas de saúde pública, reunindo investigadores, médicos, universidades, sociedades de doentes, entidades patronais e associações de trabalhadores em torno da problemática das doenças reumáticas e musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho. Este projeto, que conta com a colaboração de investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), é apresentado esta  sexta-feira, dia 13 de dezembro, às 10h30, no Palácio Foz (em Lisboa)

Tendo como mote “Doenças Reumáticas: produtividade, empregabilidade e saúde social“, esta plataforma apresenta como principais objetivos o estudo do impacto das doenças reumáticas e os seus custos globais, assim como a análise da legislação laboral e social, apurando que motivos contribuem para a situação atual e propondo medidas que contribuam para alterar a atual situação. É neste contexto que surge a contribuição do ISPUP, ao apresentar um relatório que expõe o impacto das doenças reumáticas na saúde pública em Portugal.

Para além da apresentação deste relatório pela investigadora do ISPUP Raquel Lucas, a conferência conta ainda com o contributo de António Bagão Félix (economista e ex-ministro das Finanças e da Segurança Social), que falará sobre a iniciativa enquanto projeto de intervenção social e laboral. Também estarão presentes os reumatologistas coordenadores da plataforma, Augusto Faustino e Luís Cunha Miranda, para o enquadramento do Portugal APTO.PT e para a apresentação dos resultados do estudo “Veja como a sua doença reumática influencia a sua profissão”.

O lema da campanha em Portugal (Portugal Apto.PT – Portugal Apto para o Trabalho – Produtividade, Empregabilidade e Saúde Social) representa os conceitos fortes associados à Fit For Work, uma iniciativa europeia que resulta de uma parceria de organizações e indivíduos e que conta com o patrocínio da The Work Foundation, da Década do Osso e da Articulação da ONU, da Liga Europeia Contra o Reumatismo (EULAR) e da RAND Europe.