‘Eggsploitation’ ganhou o prémio de melhor documentário no California Independent Film Festival 2011. (Foto: DR)

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) promove na próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro, às 17h00a exibição do documentário ‘Eggsploitation, evento que assinala o arranque de mais uma edição do ciclo CineISPUP.

O documentário em cartaz foi produzido pelo The Center of Bioethics and Culture com o objectivo de refletir sobre a indústria da infertilidade e os riscos de saúde que podem afetar os dadores de gâmetas. Para isso, recorre ao relato de mulheres que estiveram diretamente envolvidas na doação de óvulos. Com base numa trama real que se desenrola em espaços invisíveis e “marginais”, debate-se a importância da constituição de bancos públicos de gâmetas na prevenção e educação para a saúde das populações.

A decorrer noauditório do ISPUP, a sessão de cinema durará cerca de 40 minutos e vai culminar com uma discussão sobre um tema que levanta diversas questões éticas e científicas. O debate conta com a presença de Henrique Barros, Presidente do ISPUP e Isabel Sousa Pereira, Diretora do Banco Público de Gâmetas.

A entrada é livre para toda a comunidade da U.Porto.

CARTAZ