Henrique Barros é investigador e Presidente do ISPUP.

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) é uma das Instituições envolvidas no LAMIS 2018 (Latin America MSM Internet Survey), um inquérito online dirigido a Homens que têm Sexo com Homens (HSH) na América Latina, e que visa recolher dados sobre a sua saúde sexual. Henrique Barros, Presidente do ISPUP, é um dos investigadores no projeto.

Trata-se da versão latino-americana do EMIS (European MSM Internet Survey), o maior inquérito alguma vez dirigido aos HSH na Europa, e que foi coordenado em Portugal pelo ISPUP e pelo Grupo Português de Ativistas em Tratamentos VIH/SIDA (GAT), e cujo relatório está disponível Aqui.

O LAMIS 2018 conta com a colaboração de 18 países e tem o objetivo, entre outros, de determinar as características sociodemográficas dos HSH de diversas identidades sexuais na América Latina, avaliar o conhecimento associado ao VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis, conhecer o acesso ao teste e à prevenção do VIH dos homens gays e outros HSH e elaborar recomendações para atualização das estratégias de prevenção do VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis.

​​O inquérito encontra-se online e vai recolher dados até abril de 2018.

Mais informações sobre o LAMIS, no website do projeto.