Iniciativa coordenada pela HIV Europe tem por objetivo principal a redução do número de diagnósticos tardios VIH/Sida. (Foto: DR)

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) associa-se a instituições, especialistas e líderes governamentais de toda a Europa durante uma semana para aumentar o conhecimento sobre as vantagens do teste ao VIH. Com início oficial marcado para esta sexta-feira, dia 22 de novembro, a Semana Europeia do Teste  VIH é assinalada pelo ISPUP com um conjunto de atividades, a decorrer até 29 de novembro.

O início do programa de atividades enquadradas na iniciativa está marcado para terça-feira, dia 26 de novembro. Depois de uma manhã preenchida por uma formação de pares, orientada para trabalhadores do sexo e utilizadores de drogas, em colaboração com a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), o período da tarde marca alguns dos pontos altos da programação.

Às 14 horas, o auditório do Instituto recebe Miguel Rodrigues Pereira (membro fundador da Abraço e seropositivo), Manuel Pizarro (vereador da Câmara Municipal do Porto e Secretário de Estado da Saúde nos XVII e XVIII Governos Constitucionais) e Ana Cláudia Carvalho (médica infectologista no Hospital de S. João) para uma mesa-redonda. Moderada por Henrique Barros (diretor do ISPUP e Coordenador Nacional para a Infeção VIH/SIDA de 2005 a 2011), esta conversa irá incidir na temática do teste ao VIH e a sua importância na redução do diagnóstico tardio da infeção, assim como em algumas questões associadas, tal como o estigma e discriminação.~

Após esta mesa-redonda, a partir das 16h30, o cineasta Joaquim Pinto leva ao ISPUP a exibição do documentário multipremiado “E agora? Lembra-me”. A viver com VIH e com o vírus da Hepatite C (VHC) há quase 20 anos, Joaquim Pinto define “E Agora? Lembra-me” como “o caderno de apontamentos de um ano de ensaios clínicos com drogas tóxicas e ainda não aprovadas para o VHC”.

Na quarta-feira, 27 de novembro, a atividade no ISPUP é direcionada para os mais jovens, com a realização de uma ação de formação sobre o VIH/SIDA a alunos do ensino secundário. Também a partir deste dia e até 29 de novembro, a Unidade Móvel do Centro de Acompanhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA Porto, irá estar presente (durante o período da tarde) nas imediações do ISPUP, para realização de aconselhamento e teste, de forma anónima, confidencial e gratuita.

Coordenada pela plataforma HIV in Europe, a Semana Europeia do Teste de VIH tem por objetivo principal a redução do número de diagnósticos tardios. Sob o lema “Fala sobre o VIH. Faz o teste!”, esta iniciativa pretende encorajar as populações a solicitar o teste de VIH e garantir que o alargamento deste rastreio chega também aos grupos e pessoas mais vulneráveis.

O HIV in Europe é uma plataforma europeia criada em 2007 para a partilha e organização de atividades destinadas a melhorar o diagnóstico e tratamento precoce de infeções pelo VIH em toda a Europa. Esta iniciativa é dirigida por um grupo independente de peritos, com representantes da sociedade civil, decisores políticos, profissionais de saúde e instituições europeias na área da saúde pública.