A saúde mental, o universo LGBTI, o consumo de substâncias e a violência na escola e em casa serão alguns dos temas em discussão. (Foto: DR)

Em linha com o tema deste ano da World Federation for Mental Health, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), em parceria com Agrupamentos de Escolas da cidade, vai assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental com um evento sobre “Jovens e a Saúde Mental num Mundo em Mudança”, a realizar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, no dia 10 de outubro.

Intitulada “Crescer + saudável, feliz e resiliente”, a iniciativa, aberta ao público e vocacionada para a comunidade escolar, pretende ser um espaço de discussão sobre questões centrais para a saúde mental dos jovens, abarcando temas como saúde mental, LGBTI, consumo de substâncias e violência na escola e em casa.

Ao longo de todo o dia (entre as 9h30 e as 18h00), sessão vai contar com uma forte presença da comunidade escolar da cidade do Porto e envolverá um vasto leque de especialistas e de elementos da sociedade civil para cada um dos temas-chave apresentados.

“O objetivo é envolver a comunidade, especialmente a população jovem, na discussão sobre temas atuais e relevantes para a saúde pública. A sensibilização, educação e reflexão para os temas da saúde mental é fundamental para formar cidadãos informados e mais resilientes à adversidade”, refere Raquel Costa, investigadora do ISPUP e responsável pela organização do evento.

Da parte da manhã, a discussão vai centrar-se na “Saúde Mental” e na comunidade “LGBTI”. Ricardo Gusmão (ISPUP e EUTIMIA), Maria João Seabra (Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra), Roma Torres (Psiquiatra), Conceição Nogueira (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto) e Telmo Fernandes (ILGA Portugal) são alguns dos oradores que vão participar nestes painéis.

Já de tarde, o enfoque estará no “Consumo de Substâncias” e na “Violência na Escola e em Casa”, onde nomes como José Queiroz (APDES) e Alexandra Pacheco (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valongo) vão intervir como oradores.

Em todos os painéis, os Agrupamentos de Escola da cidade do Porto irão participar de forma ativa.

Organizado pelo ISPUP, o evento conta com a parceria dos Agrupamentos de Escolas Garcia de Orta, Fontes Pereira de Melo, Leonardo Coimbra Filho e Clara de Resende.

A sessão é aberta ao público, mediante inscrição obrigatória aqui.

O programa completo encontra-se disponível aqui.

Mais informações através do endereço de e-mail [email protected].